Questões hídricas da Bacia do Rio Verde serão discutidas durante evento em Montes Claros

19/07/2024 às 19h15
 | Atualizado em: 19/07/2024
Ouvir Notícia

Iniciativa faz parte de uma parceria entre Serviço Geológico do Brasil e Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico

Foto: Divulgação ANA

Montes Claros (MG) – Pesquisadores em geociências do Serviço Geológico do Brasil (SGB) participam, nos dias 23 e 24 de julho, do evento “Gestão de Recursos Hídricos na Bacia do Rio Verde Grande: construção conjunta com os usuários e sociedade". Uma realização da instituição, em parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), e em conjunto com órgãos gestores estaduais de recursos hídricos e usuários. 

A ideia é facilitar trocas entre os diversos participantes, conhecer as diferentes visões e perspectivas sobre a dinâmica hídrica da Bacia do Rio Verde e construir caminhos sustentáveis para a gestão integrada dos recursos hídricos. 

No primeiro dia, a pesquisadora em geociências, coordenadora do projeto e assessora da Diretoria de Hidrologia (DHT), Antonieta Mourão, falará sobre as definições conceituais básicas aplicadas à Bacia do Rio Verde Grande. Em seguida, o pesquisador em geociências Márcio Cândido apresentará considerações sobre as chuvas, vazões, recarga, armazenamento e o uso da água na Bacia do Rio Verde Grande.

Na quarta-feira (24), será a vez do pesquisador em geociências Clyvihk Camacho fazer uma palestra acerca do que as novas tecnologias têm mostrado sobre as águas subterrâneas na Bacia do Rio Verde Grande.

O encontro ocorrerá no Auditório Osmani Barbosa, no Parque de Exposições João Alencar de Athayde, em Montes Claros (MG).

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

PR: SGB conclui a última etapa de campo do ano no estudo sobre a dinâmica costeira em praias de Guaratuba

Pesquisadores realizaram atividade de campo entre os dias 24 e 28 de novembro

11/12/2025

Estudo do SGB aponta que mais de 200 pessoas vivem em áreas de risco geológico em São Geraldo do Baixio (MG)

Mapeamento identificou sete áreas de risco município, orientando ações de prevenção e planejamento urbano

10/12/2025

Artigo publicado em periódico internacional apresenta resultados de pesquisa sobre carbonatos neoproterozoicos e a glaciação marinoana

Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) assinam a publicação em parceria com a equipe do Projeto MOBILE

10/12/2025