Apresentação

Hidrologia

Para ser um serviço geológico de excelência técnica na geração e difusão de conhecimento geológico, hidrológico e geoambiental, o Serviço Geológico do Brasil - SGB/CPRM, através do Programa Nacional de Hidrologia do Departamento de Hidrologia - DEHID, realiza as atividades de: levantamento básico, administração de base de dados, estudos interpretativos e difusão de conhecimento geocientífico. Com atuação em todo o território nacional, proporciona, através de ações extensivas, o aumento da oferta hídrica e a prevenção e correção de desastres naturais (em especial cheias, secas e riscos geológicos). E, assim, cumpre sua missão de difundir o conhecimento geocientífico para melhoria da qualidade de vida da população brasileira.

O DEHID é composto por três unidades técnicas e executoras, conforme a seguir:

Divisão de Hidrologia Básica – DIHIBA
Divisão de Hidrologia Aplicada – DIHAPI
Divisão de Hidrogeologia e Exploração – DIHEXP

Eventos Críticos

Estudos Hidrológicos e Hidrogeológicos

Atlas Pluviométrico e Estudos de Chuvas Intensas Isoietas, Produtos por Estado, Manual Técnico IDF e Publicações
Informações sobre chuvas coletadas na operação da Rede Hidrometeorológica Nacional.

Seu objetivo é fornecer informação e conhecimento como subsídio ao gerenciamento de recursos hídricos, em nível de macroplanejamento.

Os Estudos de Chuvas Intensas compreendem a análise da frequência de ocorrência das precipitações diárias máximas anuais e do cálculo da Precipitação Máxima Provável, por métodos estatísticos, para estabelecer as relações intensidade-duração-frequência (Equações – IDF) para diversas localidades e regiões do território nacional.

Contato e Informações

Andrea de Oliveira Germano
Chefe do Departamento de Hidrologia - DEHID
E-mail:  andrea.germano@sgb.gov.br