SGB participa da Marcha dos Prefeitos e reforça apoio técnico a municípios em gestão de riscos e minerais estratégicos

23/05/2025 às 19h39
 | Atualizado em: 23/05/2025 às 19h43
Ouvir Notícia

Com mais de 12 mil gestores reunidos em Brasília, o SGB destacou o papel da ciência geológica no enfrentamento das mudanças climáticas e no desenvolvimento econômico

Divulgação / SGB



Brasília (DF) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) participou, no dia 21 de maio, da programação paralela da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, o maior evento municipalista da América Latina, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). A edição de 2025 reuniu mais de 12 mil gestores municipais no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), na capital federal.

O SGB foi representado em dois painéis temáticos, contribuindo com experiências e dados técnicos sobre gestão de riscos, mudanças climáticas e minerais estratégicos, temas que impactam diretamente a formulação de políticas públicas nos municípios brasileiros.

 

SGB e a prevenção de desastres

Na Arena 1, a diretora de Hidrologia e Gestão Territorial do SGB, Alice Castilho, falou sobre a atuação da instituição no apoio aos municípios para o enfrentamento das mudanças climáticas. A apresentação integrou o painel “Gestão Climática e Gestão de Riscos e Desastres: oportunidades para municípios por meio do Conclima”, consórcio criado pela CNM para fortalecer a atuação local na prevenção de desastres.

Divulgação / SGB

 

“A Política Nacional de Proteção e Defesa Civil possui quatro eixos (mapeamento, monitoramento, prevenção e resposta); e nós, como uma instituição do governo federal, participamos de dois desses eixos: fazemos o mapeamento das áreas de risco e também o monitoramento, operando sistemas de alerta no Brasil. Então, por estarmos em dois desses quatro eixos, nós fomos convidados para falar a respeito da nossa atuação”, destacou Alice.

O painel teve como foco central as ações de prevenção de desastres e operação de sistemas de alerta, que estão diretamente sob responsabilidade da Divisão de Gestão Territorial (DIGEAT), vinculada ao Departamento de Gestão Territorial (DEGET). O DEGET conduz ações estratégicas voltadas à gestão territorial e à geologia ambiental, oferecendo suporte técnico para políticas públicas voltadas à redução de riscos e à adaptação climática. Por meio de estudos do meio físico, o departamento apoia a formulação de soluções baseadas em ciência para tornar os municípios mais seguros e resilientes.

A pesquisadora e assessora da diretoria, Angélica Barreto, que também participou do evento, enfatizou a importância da presença institucional do SGB.

Divulgação / SGB
“Foi uma grande surpresa para alguns municípios, que desconheciam o trabalho do Serviço Geológico do Brasil. Nossa presença teve papel fundamental em divulgar as ações da empresa, especialmente junto a municípios com menos de 50 mil habitantes, que muitas vezes não possuem corpo técnico especializado. A participação do SGB foi muito positiva”, afirmou.

 

Potencial dos minerais estratégicos nos municípios

Na Arena 7, o chefe da Divisão de Geologia Econômica do SGB, Guilherme Ferreira, participou do painel “Minerais Estratégicos – Terras Raras: oportunidades para o desenvolvimento municipal”. A apresentação mostrou como o conhecimento técnico acumulado pelo SGB pode ajudar os municípios a identificarem oportunidades ligadas à mineração sustentável e à transição energética.

Divulgação / SGB

 

“Apresentamos o trabalho do SGB, a partir do Plano Nacional de Mineração 2030, discutindo o potencial brasileiro em minerais estratégicos e como isso pode ser traduzido em desenvolvimento local. O objetivo foi mostrar como podemos ajudar os municípios a compreender e aproveitar esse potencial, com base em dados confiáveis e em geociência aplicada”, explicou Guilherme.

 

Fortalecimento da atuação técnica nos territórios

A participação do SGB na Marcha reforça o papel da instituição na promoção do desenvolvimento sustentável, na redução de riscos e no apoio à tomada de decisões em todo o país, especialmente em municípios com menor estrutura técnica.

 

 

Fábio Campos
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Boletins do SGB indicam melhora nas condições hidrológicas da Bacia do rio Mundaú (AL)

Sistema de Alerta Hidrológico mostra tendência de estabilização nos níveis dos rios em União dos Palmares e Murici

18/06/2025

“O SGB é extremamente importante para as geociências desse país”, destaca Valdir Silveira em audiência pública no Senado

Especialistas discutem desafios e estratégias para o fortalecimento da mineração no Brasil

17/06/2025

Serviço Geológico do Brasil contribui para discussão do Plano Estadual de Fertilizantes do Amazonas

Evento debateu diretrizes para fortalecer a produção de insumos agrícolas no estado

16/06/2025