Serviço Geológico do Brasil ganha destaque no evento Google for Brasil 2025 com uso de inteligência artificial para monitoramento de cheias e secas

16/06/2025 às 14h54
 | Atualizado em: 16/06/2025 às 14h56
Ouvir Notícia

 

Parceria com o Google amplia capacidade de previsão de inundações e reforça papel do SGB na prevenção de desastres naturais

Divulgação/SGB

São Paulo (SP) - O Serviço Geológico do Brasil (SGB) foi destaques do evento Google for Brasil 2025, realizado nesta semana em São Paulo. A sétima edição do encontro marcou os 20 anos da presença da empresa no país e apresentou diversas inovações baseadas em inteligência artificial (IA). Entre elas, a colaboração com o SGB em soluções voltadas à previsão de alerta de cheias e secas.

Cheias

O SGB opera Sistemas de Alerta Hidrológico em 17 bacias hidrográficas ao longo do território brasileiro, com monitoramento automático de chuvas e níveis de rios, mapas de riscos hidrológicos, e envio de boletins de monitoramento e alerta com previsões de inundação. As informações deste monitoramento são enviadas periodicamente aos órgãos de defesa civil, agentes públicos estaduais e municipais, além da população de modo geral.

E falando de Sistemas de Alerta, um exemplo é o que avisa sobre inundações ribeirinhas. A tecnologia do Google em parceria com o SGB, utilizando dados, como os níveis de água dos rios e imagens de satélite, alerta a população sobre inundações com até 7 dias de antecedência. O Google lançou esse sistema em parceria com o Serviço Geológico do Brasil, e ele já emite alertas e previsões em tempo real para todo o país. Os alertas aparecem na Busca, no Google Maps e nas Notificações do Android, tanto para quem pesquisar sobre o evento, quanto para quem estiver nos locais afetados.

Outra novidade nesse campo foi a ampliação do uso do sistema de previsão de chuvas com IA, chamado Nowcasting. A ferramenta utiliza imagens de satélite e modelos como o MetNet para prever, em tempo real, a ocorrência de chuvas com até 15 minutos de antecedência. A incorporação de dados e análises do SGB ao sistema poderá permitir maior precisão a previsões de níveis de rios em eventos extremos como inundações, reforçando o papel da instituição como referência nacional em monitoramento e prevenção de desastres naturais.

Secas

O SGB e o Google trabalham agora em como usar IA para prever secas extremas, que é um outro grande impacto das mudanças climáticas.

A presença do Serviço Geológico do Brasil no Google for Brasil 2025 reforça a importância de parcerias estratégicas entre o setor público e empresas de tecnologia para o desenvolvimento de soluções com impacto social, ambiental e econômico. Ao integrar inteligência artificial às suas bases de dados e ao seu conhecimento técnico, o SGB se posiciona como ator central na construção de um país mais resiliente diante das mudanças climáticas e das demandas de planejamento urbano e territorial.

Outra novidade foi a divulgação do vídeo sobre o trabalho do Google e SGB na prevenção de cheias.

Confira o vídeo Before Rivers Rise | Using AI to Make Global Flood Forecasts

Rodrigo Eneas
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Nível do Rio Acre está em processo de descida 

Boletim de Alerta Hidrológico do Serviço Geológico do Brasil (SGB) indica que cota já baixou e chegou em 15,30 m

30/12/2025

Número de pessoas em áreas de risco quadruplica em Cabedelo (PB) 

Serviço Geológico do Brasil identificou 1,7 mil pessoas em nove áreas de risco alto no município, associadas aos processos inundação e erosão

30/12/2025

Nível do Rio Acre se aproxima de 15,40 m em Rio Branco (AC)

Monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (SGB) indica que o ritmo de subida está mais lento

29/12/2025