Projeto do SGB visa identificar novas áreas potenciais para minerais estratégicos nos estados da Bahia e Minas Gerais
Projeto do SGB visa identificar novas áreas potenciais para minerais estratégicos nos estados da Bahia e Minas Gerais
Belo Horizonte (MG) - O Serviço Geológico do Brasil (SGB) realiza o Projeto Geologia e Avaliação do Potencial Mineral da Província Grafítica-Pegmatítica Bahia-Minas Gerais. As pesquisas, que iniciaram no segundo semestre de 2025, trarão como resultado, além do avanço da área de cobertura do mapeamento geológico básico, a atualização e integração de bases de dados e ampliação do conhecimento sobre recursos minerais, principalmente lítio e grafita.
O pesquisador em geociências Julio Lombello, gerente de Geologia e Recursos Minerais da Superintendência Regional de Belo Horizonte do SGB, explica a importância do trabalho: “O projeto visa ampliar o conhecimento geológico de uma região com elevado potencial para minerais estratégicos, como lítio, elementos terras raras e grafita, contribuindo para o desenvolvimento econômico sustentável, o apoio à pesquisa e o fortalecimento da missão institucional do SGB”.
As etapas de campo estão previstas para encerrar em 2027. Nesta primeira fase serão gerados quatro mapas na escala 1:100.000, quatro bancos de dados e uma nota explicativa. O projeto faz parte do Plano Decenal de Mapeamento Geológico Básico (PlanGeo 2025–2034) e está alinhado às diretrizes do Plano Nacional de Mineração (PNM).
O projeto é desenvolvido pelos pesquisadores do SGB Marcus Paulo Sotero (Chefe de projeto), Luiza Lopes de Araújo, Denise Canabrava Brito, Renato de Assis Barros e Marina Nascimento Ramos.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br