Plataforma do SGB amplia transparência e acesso ao mapeamento geológico brasileiro
Plataforma do SGB amplia transparência e acesso ao mapeamento geológico brasileiro
O recurso disponibiliza mapas geológicos publicados, mapeamentos em andamento e Plano Decenal, consolidando informações estratégicas para o planejamento do território
Rio de Janeiro (RJ) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) disponibiliza ao público uma plataforma digital dedicada ao acompanhamento e à gestão das informações sobre o mapeamento geológico nacional. A Plataforma de Mapeamento Geológico fortalece a transparência institucional e amplia o acesso a dados técnicos essenciais para o planejamento territorial, a pesquisa científica e o desenvolvimento do setor mineral no país.
O ambiente virtual reúne diferentes níveis de informação e apresenta, de forma organizada e acessível, o chamado “estado da arte” do mapeamento geológico no Brasil, disponibilizando produtos e resultados gerados ao longo de três grandes ciclos de execução: de 1969 a 1993, de 1994 a 2002 e de 2003 até o período atual.
Com isso, usuários podem acompanhar o avanço da cobertura de mapeamento do território brasileiro, e consultar produtos publicados desde a fase histórica até os dias atuais, e nas diferentes escalas cartográficas.
Além do acervo técnico, a plataforma também disponibiliza o Plano de Trabalho de 2026, com as informações básicas dos projetos de mapeamento atualmente em desenvolvimento pelo SGB. A medida busca garantir maior transparência sobre as áreas em que estão sendo investidos recursos públicos, permitindo que gestores, pesquisadores, empresas e demais interessados acompanhem de perto a execução das atividades.
Como parte da estratégia de expansão da cobertura geológica nacional, a plataforma incorpora ainda o Plano Decenal de Mapeamento Geológico 2025–2034 (PlanGeo 2025–2034), documento que consolida diretrizes, metas e áreas prioritárias para a próxima década, tendo sido estruturado a partir de consulta pública realizada entre abril e maio de 2024.
Ao integrar dados históricos, planejamento estratégico e informações atualizadas em um único ambiente, a plataforma reforça o compromisso do SGB com a democratização do conhecimento geocientífico e com o suporte à tomada de decisões técnicas e políticas, contribuindo para o uso sustentável dos recursos naturais e para o desenvolvimento econômico do Brasil.
Acesse aqui a Plataforma de Mapeamento Geológico do SGB.
Tariana Fernandes
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br