Potencial mineral do Brasil abre janela de oportunidades diante do cenário geopolítico mundial, afirma diretor do SGB
Potencial mineral do Brasil abre janela de oportunidades diante do cenário geopolítico mundial, afirma diretor do SGB
Valdir Silveira, diretor-presidente interino do Serviço Geológico do Brasil, participou, nesta terça-feira (9), do X Encontro de Executivos do Setor Mineral, em Brasília
Brasília (DF) - O potencial mineral e importância do país no cenário geopolítico internacional foram destaque, nesta terça-feira (9), durante o X Encontro de Executivos do Setor Mineral. Na abertura do evento, o diretor-presidente interino do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Valdir Silveira, reforçou que há uma janela de oportunidades diante do aumento da demanda por minerais e da riqueza mineral brasileira.
“Somos um país de dimensões continentais, com 8,5 milhões de km² de área terrestre e mais 5,5 milhões de km² de áreas marinhas, totalizando 14,2 milhões de km². A diversidade geológica dessas regiões — que abrange praticamente todos os tipos de ambientes geológicos — confere ao Brasil uma fertilidade natural para a ocorrência de uma ampla variedade de minérios. Isso pode ser inferido pelo grande número de depósitos já conhecidos pelo país, embora ainda tenhamos um baixo nível de conhecimento geológico em muitas áreas”, enfatizou Silveira, que também ocupa o cargo de diretor de Geologia e Recursos Minerais.
Silveira reforçou o papel do SGB para o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor mineral: “Cada mapa, cada dado e cada diagnóstico produzido pelo SGB reduz assimetrias, amplia previsibilidade, orienta investimentos e fortalece a competitividade, a segurança mineral e a autonomia estratégica do país — fundamentos que motivaram o lançamento do PLANGEO (Plano Decenal de Mapeamento Geológico e de Recurso Minerais )”.
Na programação da tarde, o SGB, representado pelo pesquisador e assessor da DGM Marcos Vinícius Ferreira, participará do painel: “Desafios atuais do setor mineral brasileiro no atual contexto geopolítico”. Na ocasião, Ferreira apresenta ações do Programa de Exploração Geofísica Profunda (DEEP Brazil) e o projeto Inteligência Mineral. “Esse trabalho de análise dos nossos dados e dados públicos da Agência Nacional de Mineração (ANM) visa identificar regiões com maior atratividade para 15 commodities minerais, classificadas como estratégicas para transição energética”.
O Encontro dos Executivos do Setor Mineral é promovido pela Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB). Participam dos debates empresas de pesquisa mineral, mineração de serviços, órgãos governamentais, entidades representativas, investidores e demais empresas da cadeia produtiva do setor mineral.
Larissa Souza
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br