Plano Municipal de Redução de Riscos é lançado em Rio do Sul (SC)
Plano Municipal de Redução de Riscos é lançado em Rio do Sul (SC)
O Serviço Geológico do Brasil (SGB) e a Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades realizaram, na segunda-feira (1º), reuniões para apresentação do projeto ao poder público e à comunidade
Rio do Sul (SC) – O Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) começará a ser elaborado no município de Rio do Sul (SC). Nesta segunda-feira (1º), o Serviço Geológico do Brasil (SGB) e a Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades realizaram reuniões iniciais para apresentar o projeto à prefeitura, Defesa Civil do município e líderes comunitários. A programação de lançamento também incluiu visita às escolas para conscientizar sobre o trabalho. O mapeamento das áreas de risco começa no dia 8 de setembro.
Nas reuniões, o consultor técnico da SNP Luiz Belino e os pesquisadores do SGB Lauro Pizzatto e Sheila Knust detalharam como será realizado o PMRR, etapas previstas e os produtos que serão entregues ao final do trabalho, que terá a duração de dois anos. “Esse é o início de um trabalho muito importante para o município. Junto com a Defesa Civil e lideranças comunitárias vamos percorrer todas as casas, todas as ruas de Rio do Sul que tenham problemas com movimento de massa, ou seja, deslizamento de solo, queda de bloco, erosão, e também enfrentam processos hidrológicos, como inundações e enxurradas. Esse mapeamento vai cobrir a parte urbana da cidade”, explicou Pizzatto.
A reunião inicial realizada na manhã de segunda-feira (1º) contou com a presença do prefeito de Rio do Sul, Manoel Arisoli Pereira, do vice-prefeito Garibaldi Antônio Ayroso, do coordenador da Defesa Civil Marcos Renato Holler e representantes de todas as secretarias municipais. Os encontros permitiram esclarecer dúvidas e mobilizar a comunidade.
Diálogo com a Defesa Civil
Os pesquisadores do SGB também participaram de reunião técnica, na tarde de segunda-feira (1º), com integrantes da Defesa Civil do município. Na ocasião, foram apresentadas algumas áreas de risco geológico já identificadas e discutida a revisita aos locais mapeados para atualização das informações e reclassificação dos riscos. Durante a reunião, foram definidos os detalhes para o trabalho de campo que começará na próxima segunda-feira (8), com a participação efetiva e permanente de especialistas da Defesa Civil.
O coordenador da Defesa Civil de Rio do Sul, Marcos Renato Holler, avalia que o PMRR permitirá adotar ações estratégicas na cidade: “Recebemos com grande entusiasmo e grande confiança de que poderemos fazer uma demarcação de áreas e trazer especificações de soluções que venham trazer uma maior segurança para a população”.
Na etapa de campo, serão avaliados os aspectos gerais do município e as características do território, com atenção especial à identificação de indícios de instabilidade e registros de desastres anteriores, inclusive aqueles associados a processos hidrológicos.
Após o mapeamento, será elaborado um relatório final indicando as áreas de risco médio, alto e muito alto, sendo sugeridas intervenções estruturais e não estruturais para proteger a população em caso de eventos extremos, para as áreas de risco alto e muito alto.
Com a entrega do PMRR ao município, pretende-se reduzir as vulnerabilidades da população em risco e contribuir para prevenção de desastres no país. “Por meio de audiências públicas no município com a prefeitura, a SNP e o SGB, será feita a devolutiva dos resultados e nossa expectativa e recomendação é que o município incorpore o PMRR como um dos instrumentos de planejamento, de gestão e redução de riscos no território”, explicou o consultor técnico da SNP Luiz Belino.
A parceria entre o SGB e a SNP prevê a elaboração de estudos para a implementação do PMRR em dez municípios. As atividades já estão em andamento em Paulista (PE), Santa Cruz do Sul (RS), Teresina (PI), Bento Gonçalves (RS), Goiânia (GO), Rio Branco (AC), Maceió (AL) e, agora, em Rio do Sul (SC). Nesta semana, também ocorrerá o lançamento do PMRR em Blumenau (SC). A próxima cidade a ser atendida será Fortaleza (CE).
Larissa Souza e Paulo Leite
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br