Começam em Goiânia (GO) estudos para o Plano Municipal de Redução de Riscos 

01/11/2024 às 11h33
 | Atualizado em: 01/11/2024 às 11h37
Ouvir Notícia

Serviço Geológico do Brasil e Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades iniciaram o trabalho para apoiar município em ações de prevenção a desastres 

Foto: SGB/Divulgação

Goiânia (GO) – O Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) começou a ser elaborado em Goiânia (GO) pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), em parceria com a Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades (SNP/MCid). Nesta semana, foram realizadas as reuniões iniciais para apresentar o projeto à prefeitura e à comunidade. As equipes também iniciaram o mapeamento das áreas de risco nas zonas urbana e rural.

“O PMRR é um instrumento fundamental para traçar um diagnóstico sobre o município e servir como um guia para decisões futuras. A partir desse trabalho, iremos propor obras e ações que ajudem a reduzir os riscos, de modo a prevenir desastres e garantir mais segurança para a população”, destacou o chefe do Departamento de Gestão Territorial do SGB, Diogo Rodrigues.

Foto: SGB/Divulgação

Essa etapa para identificar os locais mais suscetíveis aos riscos geológicos (como deslizamentos e inundações) será realizada com apoio da defesa civil municipal e de lideranças comunitárias. Serão analisados os aspectos gerais do município, as características do território e observados sinais como rachaduras, escorregamento de terra e registros de desastres anteriores. Após o mapeamento, o SGB irá sugerir medidas que podem ser adotadas para proteger a população em caso de eventos extremos, como obras de infraestrutura e de saneamento. 

Parceria atenderá dez cidades
A parceria entre o SGB e a SNP prevê a elaboração de estudos para a implementação do PMRR em dez municípios. As atividades já começaram em Paulista (PE), Santa Cruz do Sul (RS), Teresina (PI), Bento Gonçalves (RS) e, agora, em Goiânia (GO). Em 2025, serão atendidas também as cidades de Blumenau (SC), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Rio Branco (AC) e Rio do Sul (SC). Mais de 7 milhões de pessoas serão beneficiadas. 

Larissa Souza
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br  

Outras Notícias

SGB recebe Homenagem de Destaque Ambiental 2026 da Câmara Municipal de Goiânia (GO)

Reconhecimento das ações do SGBeduca destaca a contribuição do SGB para a educação ambiental, a divulgação científica e a promoção da sustentabilidade

15/06/2026

Nova plataforma reúne produção científica da Geologia Marinha do SGB

Ferramenta centraliza mapas, relatórios, artigos, bases de dados e outros produtos desenvolvidos pelo SGB e instituições parceiras. Ao todo, estão disponíveis resultados de 10 projetos e cerca de 170 produtos

15/06/2026

SGBeduca participa da abertura da Temporada de Baleias 2026 em Arraial do Cabo (RJ)

Atividades de educação e divulgação científica destacaram o papel das geociências na formação de novas gerações com o tema “Meninas e Mulheres nas Ciências”

12/06/2026