Confira os lançamentos do SGB na área da gestão territorial e prevenção de desastres no último ano
Confira os lançamentos do SGB na área da gestão territorial e prevenção de desastres no último ano
Publicações reforçam o papel do SGB na gestão territorial e na geologia ambiental
Brasília (DF) – Durante o último ano, o Serviço Geológico do Brasil (SGB) executou, por meio do Departamento de Gestão Territorial (DEGET) da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), diversos projetos, programas e pesquisas voltados ao ordenamento territorial e a geologia de engenharia aplicada.
Os estudos conduzidos têm como foco a gestão territorial, a geologia ambiental, os estudos geomorfológicos, o fomento ao geoturismo e a prevenção de desastres de origem geológica, oferecendo suporte técnico qualificado para o desenvolvimento de políticas públicas e atendendo as necessidades da população.
Geologia Ambiental (geologia, meio ambiente e saúde)
A geologia ambiental estuda a relação entre os minerais, rochas e outros elementos do meio físico e como eles interferem ou podem interferir positiva ou negativamente na vida dos seres humanos, na saúde e no ambiente em que vivem. No último ano, foram publicados sete novos estudos ligados à esta área:
- Atlas geoquímico do estado de Sergipe
- Avaliação técnica de área destinada à implantação de aterro sanitário - Borba (AM)
- Avaliação técnica de área destinada à implantação de aterro sanitário - Monte Alegre (PA)
- Avaliação técnica de área destinada à implantação de aterro sanitário - Óbidos (PA)
- Aterro sanitário - São Bernardo (MA)
- Levantamento geoquímico ambiental da bacia do rio Munin (MA)
- Avaliação da dinâmica costeira continental de São Vicente (SP)
Para saber mais sobre estes produtos, clique aqui.
Levantamento da Geodiversidade
Os projetos relacionados à área da geodiversidade contribuem para a gestão e o ordenamento territorial de todos os elementos e processos geológicos que ocorrem no Brasil. Esses trabalhos fazem parte do grupo de acontecimentos que deram origem e continuam transformando o planeta Terra. No último ano, foram publicados dois novos estudos ligados à esta área:
- Mapa Geodiversidade do geoparque Caminhos dos Cânions do Sul
- Mapa Geodiversidade do geoparque Seridó (geoparque mundial da UNESCO
Para saber mais sobre estes produtos, clique aqui.
Programa Fomento ao Geoturismo
O programa Fomento ao Geoturismo busca levar conhecimento geocientífico para a sociedade e contribuir para que a experiência dos visitantes dos parques nacionais, geoparques e áreas de interesse geoturístico seja ainda mais enriquecedora e proveitosa.
O trabalho consiste em caracterizar a geologia, a geomorfologia e os demais aspectos da geodiversidade desses locais, organizando e divulgando essas informações por meio de materiais em linguagem clara e acessível. No último ano, foram lançados dois novos produtos ligados à esta área:
Fomento ao Geoturismo - Passeio virtual PARNA Cipó (Parque Nacional da Serra do Cipó)
Fomento ao Geoturismo - Passeio virtual do Geoparque Seridó (Geoparque Mundial da Unesco)
Para saber mais sobre estes produtos, clique aqui.
Estudos Geomorfológicos
As cartas geomorfológicas elaboradas pelo SGB disponibilizam cartografia geomorfológica sistemática, na escala 1:25.000, referente aos municípios contemplados pelo projeto Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações, também desenvolvido pela instituição. No último ano, foram publicados dezoito novos estudos ligados à esta área:
- São Francisco do Guaporé (RO)
- Cabo de Santo Agostinho (PE)
- Alto Alegre dos Parecis (RO)
- Alto Paraíso (RO)
- Cacoal (RO)
- Espigão do Oeste (RO)
- Feira de Santana (BA)
- Tanquinho (BA)
- Laguna (SC)
- Sangão (SC)
- Abreu e Lima (PE)
- Alto Rio Novo (ES)
- Goiana (PE)
- São João da Ponte (MG)
- São Luís (MA)
- Paço do Lumiar (MA)
- Raposa (MA)
- São José do Ribamar (MA)
Para saber mais sobre estes produtos, clique aqui.
Prevenção de Desastres
O SGB atua na prevenção de desastres de origem geológica, desenvolvendo estudos e ações estratégicas para a identificação e mitigação de riscos. Essas iniciativas são fundamentais para a segurança da população, o planejamento territorial e a redução de impactos socioambientais. Além disso, são realizados cursos de capacitação em risco geológico, qualificando profissionais para atuar na análise e gestão desses fenômenos.
Cartografias de risco geológico
São instrumentos que identificam e caracterizam porções do território municipal com potencial de sofrer danos por eventos geo-hidrogeológicos (como deslizamentos e inundações). No último ano, foram atendidos 54 municípios, nos estados:
- Bahia
- Espírito Santo
- Maranhão
- Mato Grosso
- Minas Gerais
- Pará
- Paraná
- Pernambuco
- Rio Grande do Sul
- Rondônia
- Santa Catarina
- São Paulo
- Sergipe
Com esse estudo, o SGB também atendeu 93 municípios do Rio Grande do Sul que foram fortemente afetados em maio de 2024, após as enchentes no estado.
Confira aqui a lista dos municípios que serão atendidos ao longo do trabalho.
Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações
Esse instrumento cartográfico oferece suporte a prefeituras em ações de gestão territorial e de prevenção de desastres, indicando a propensão natural do território municipal à ocorrência de movimentos gravitacionais de massa (deslizamentos e fluxo de detritos) e processos hidrológicos (inundações e enxurradas). Com esse produto, o SGB atendeu 32 municípios no último ano. Confira os estados:
- Alagoas
- Bahia
- Ceará
- Mato Grosso
- Minas Gerais
- Pará
- Paraíba
- Paraná
- Pernambuco
- Rio Grande do Norte
- Rio Grande do Sul
- Rondônia
- Santa Catarina
Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização
Apresenta informações sobre a capacidade dos terrenos em suportar os diferentes usos e práticas da engenharia e do urbanismo, de forma segura para a população. Foram atendidos quatro municípios no último ano.
Cartas de Perigo Geológico
Tem por objetivo indicar áreas com possibilidade de ocorrência de deslizamentos, fluxos de detritos e quedas de blocos de rocha, além de apresentar informações sobre o provável alcance máximo desses processos geológicos. No último ano, foram atendidos quatro municípios.
Avaliação Geotécnica em Atrativos Geoturísticos;
Visa identificar condições de perigo geológico em atrativos geoturísticos, além de sugerir medidas para salvaguardar tanto a vida dos turistas quanto dos profissionais que frequentam os parques. Ao todo, cinco atrativos geoturísticos foram atendidos no último ano.
- Parque Nacional de Jericoacoara (CE)
- Chapada das Mesas (MA)
- Morro do Cristo (MG)
- Seridó (RN)
- Torres (RS)
Raphael Molinaro
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br