Rio Negro registra 26,52 m em Manaus

03/09/2025 às 15h16
 | Atualizado em: 03/09/2025 às 15h16
Ouvir Notícia

Novo boletim de monitoramento hidrológico do Serviço Geológico do Brasil, divulgado na terça-feira (2), indica que processo de vazante segue dentro da normalidade na região

Foto: Naldo Arruda

Brasília (DF) – O rio Negro chegou à marca de 26,52 m em Manaus (AM), nesta terça-feira (2), conforme indica o 35º Boletim de Monitoramento Hidrológico da Bacia do Rio Amazonas, divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB). De acordo com os dados, os níveis estão dentro da faixa da normalidade na maior parte da bacia.

“Em geral, temos uma situação típica para todas as estações de monitoramento, cotas dentro da faixa de maior permanência (níveis normais para a época). Na bacia do Madeira, onde se observou nas últimas semanas um aumento na intensidade de descida, houve uma redução nesse processo, fazendo com que os níveis se mantivessem próximos da média para a época”, explica o pesquisador em geociências do SGB Andre Martinelli, gerente de Hidrologia e Gestão Territorial da Superintendência Regional de Manau.

O Boletim de Monitoramento Hidrológico da Bacia do Rio Amazonas é divulgado às terças-feiras na plataforma do Sistema de Alerta Hidrológico.

O monitoramento do SGB indica que na bacia do rio Branco o nível do rio em Boa Vista (RR) apresentou oscilações positivas nos últimos registros, enquanto em Caracaraí (RR) segue em descida menos intensa, dentro do esperado para a época. As cotas observadas foram 3,04 m e 4,22 m, respectivamente. 

Na bacia do rio Negro, São Gabriel da Cachoeira (AM) registrou decréscimos menores e até algumas oscilações positivas na última semana, alcançando 9,36 m. Já em Tapuruquara (AM) e Barcelos (AM), a recessão segue mais acentuada e as cotas observadas são: 5,95 m e 7,48 m, respectivamente.

O rio Solimões também apresenta descidas mais intensas: em Tabatinga (AM), a média diária foi de 22 cm e o rio chegou à marca de 3,64 m. Na bacia do Purus, em Beruri, o rio registra quedas médias de 9,5 cm por dia, também dentro da normalidade para o período. A cota observada é de 18,14 m. 

Em Porto Velho (RO), o Madeira chegou à 3,10 m – devido ao cenário, o SGB publicou um boletim extraordinário com projeções para a região. O rio Amazonas mantém o processo de vazante: em Itacoatiara (AM), o declínio diário é de 7 cm, e a cota chegou à 12,13m. Em Parintins (AM), a marca observada foi de 6,68 m, na terça-feira (2).

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) atua em diversas frentes para apoiar estratégias de prevenção de desastres em todo o país. Além da operação dos Sistemas de Alerta Hidrológico, o SGB realiza o mapeamento de áreas de risco, contribuindo para a gestão territorial e a segurança da população. A instituição também oferece o aplicativo Prevenção SGB, que disponibiliza ao cidadão informações sobre áreas com risco de deslizamentos, inundações e outros eventos geohidrológicos. 
Outra ação estratégica é a manutenção do Sistema de Informações de Águas Subterrâneas (SIAGAS), que reúne dados sobre poços em todo o território nacional e apoia decisões relacionadas ao abastecimento hídrico em períodos de escassez.

Monitoramento 

O monitoramento dos rios é feito a partir de estações, que fazem parte da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O SGB opera cerca de 80% das estações e gera informações que apoiam os sistemas de prevenção de desastres, a gestão dos recursos hídricos e pesquisas.  As informações estão disponíveis na plataforma SACE e são atualizadas diariamente. 

Larissa Souza 
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Plano Municipal de Redução de Riscos é lançado em Rio do Sul (SC)

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) e a Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades realizaram, na segunda-feira (1º), reuniões para apresentação do projeto ao poder público e à comunidade

02/09/2025

Projeto “Lê pra Mim” comemora 15 anos com edição especial no Museu de Ciências da Terra

Iniciativa já reuniu cerca de 700 artistas, doou mais de 40 mil livros e reforça o compromisso com a democratização da leitura no Brasil

02/09/2025

Confira os lançamentos do SGB na área da gestão territorial e prevenção de desastres no último ano

Publicações reforçam o papel do SGB na gestão territorial e na geologia ambiental

02/09/2025