Pesquisas brasileiras em hidrologia isotópica apoiam debates internacionais sobre gestão da água

23/09/2025 às 18h31
Ouvir Notícia


SGB marcou presença no Scientific Forum “Atoms for Water”, realizado na terça (16) e quarta-feira (17) durante a 69ª Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA)
 

Foto: Divulgação


Brasília (DF) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) participou, nos dias 16 e 17 de setembro, do Scientific Forum “Atoms for Water”, realizado em paralelo à 69ª Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA), em Viena. O encontro reuniu representantes de governos, cientistas e especialistas de diferentes países para discutir soluções voltadas à água, tema central escolhido pela Agência neste ano, com destaque para segurança hídrica, impactos das mudanças climáticas, poluição e sustentabilidade.

Segundo a IAEA, a escolha do tema reflete a urgência de integrar ciência, inovação e políticas públicas para enfrentar desafios que afetam diretamente a disponibilidade de água. O fórum evidenciou o papel da cooperação internacional na busca de soluções práticas e na aproximação entre pesquisa científica e tomada de decisão, reforçando como a ciência pode contribuir para estratégias de adaptação e resiliência.

Nesse contexto, o SGB foi representado pelo pesquisador Albert Cardoso, que atua como como pesquisador visitante na Agência. Além de acompanhar os debates, ele pode interagir com autoridades brasileiras presentes no evento, entre elas a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; o embaixador do Brasil na Áustria, Eduardo Saboia; e o presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Francisco Rondinelli Junior.

“A presença do SGB reforça o vínculo institucional com a IAEA, que, por meio do Programa Nacional de Aplicações Isotópicas em Hidrologia, atua como Centro Colaborativo em Aplicações Isotópicas na área de Hidrologia, além de participar de projetos de pesquisa coordenados, incluindo estudos em áreas úmidas e em aquíferos transfronteiriços, como o Sistema Aquífero Guarani”, enfatizou Cardoso.
 

Foto: Divulgação


A participação no “Atoms for Water” vai além da visibilidade internacional. A contribuição com pesquisas representa uma oportunidade de transformar o conhecimento global em ação local, fortalecendo o papel do SGB como referência nacional e regional em hidrologia isotópica e ampliando sua contribuição para políticas públicas de gestão de recursos hídricos no Brasil e na América Latina.


Larissa Souza
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

SGB destaca ações para impulsionar a cadeia produtiva do setor mineral em audiência na Câmara dos Deputados

Cenário público da mineração foi tema de audiência na Comissão de Minas e Energia, nesta terça-feira (23)

23/09/2025

Boas práticas internacionais apoiam soluções para recuperação de áreas degradadas pela mineração de carvão no Brasil

Pesquisadores SGB realizaram missão técnica à Pensilvânia para conhecer os passivos ambientais de mineração de carvão com obras concluídas ou em andamento

23/09/2025

Cooperação entre SGB e Agência Internacional de Energia Atômica fortalece monitoramento de rios e aquíferos brasileiros

O pesquisador Albert Cardoso realiza formação (fellowship) em Viena para estudos na área de hidrologia isotópica

23/09/2025