SGB destaca ações para impulsionar a cadeia produtiva do setor mineral em audiência na Câmara dos Deputados

23/09/2025 às 19h35
Ouvir Notícia

Cenário público da mineração foi tema de audiência na Comissão de Minas e Energia, nesta terça-feira (23)

Foto: Igo Estrela/SGB

Brasília (DF) – As ações do Serviço Geológico do Brasil (SGB) para impulsionar a cadeia produtiva do setor mineral foram destacadas, nesta terça-feira (23), em audiência pública na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados. Com o tema “Cenário Público da Mineração no Brasil”, o evento reuniu representantes de órgãos públicos para apresentar os avanços e desafios. 

O SGB foi representado pelos diretores de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), Alice Castilho; de Infraestrutura Geocientífica (DIG), Sabrina Góis; e de Geologia e Recursos Minerais (DGM), Valdir Silveira; e pelo superintendente Regional de Belém (SUREG-BE), Homero Reis Melo Júnior.

Na apresentação, o superintendente apresentou a atuação do SGB e o histórico da instituição, destacando a importância do trabalho para ampliar o conhecimento do território nacional, com foco nos minerais críticos e estratégicos para a transição energética. “Os dados gerados pelo SGB são essenciais para o setor mineral e produtivo, para a indústria tecnológica, a indústria de transformação, a transição energética, segurança alimentar e soberania nacional. Um país não é autossuficiente se não tem conhecimento do seu território, não pode fazer gestão do território se não tem conhecimento”.

O trabalho do SGB é orientado pelo Plano Nacional de Mineração 2030, pelo Plano Plurianual 2024-2027 e pelo Plano Decenal de Mapeamento Geológico Básico e de Recursos Minerais (PlanGeo).

O diretor Valdir Silveira ressaltou na apresentação que o Brasil tem dimensões continentais, com 8,5 milhões de km² de território terrestre e mais de 5,7 milhões km² de área oceânica. “Esse país foi agraciado com a geologia que permite que todos os tipos de ambientes geológicos estejam em seu território e que tenha potencial para ter todos os tipos de bens minerais”, disse Silveira. O diretor ressaltou que o país tem uma oportunidade para desenvolver a cadeia produtiva do setor mineral  e precisa fortalecer as pesquisas. 

Larissa Souza 
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Aviso de pauta: SGB lança sistema para monitoramento do Guaíba e entrega mapeamento de áreas de risco a municípios afetados por enchentes

Cerimônia, nesta quinta-feira (25), oficializa a conclusão dos produtos gerados a partir de crédito extraordinário do governo federal e o lançamento da plataforma em parceria com o IPH/UFRGS

23/09/2025

Pesquisas brasileiras em hidrologia isotópica apoiam debates internacionais sobre gestão da água

SGB marcou presença no Scientific Forum “Atoms for Water”, realizado na terça (16) e quarta-feira (17) durante a 69ª Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA)

23/09/2025

Boas práticas internacionais apoiam soluções para recuperação de áreas degradadas pela mineração de carvão no Brasil

Pesquisadores SGB realizaram missão técnica à Pensilvânia para conhecer os passivos ambientais de mineração de carvão com obras concluídas ou em andamento

23/09/2025