Parceria do SGB com MMA para monitoramento da qualidade da água na Bacia Carbonífera/SC
Parceria do SGB com MMA para monitoramento da qualidade da água na Bacia Carbonífera/SC
Santa Catarina - O SGB por meio da DHT/DEGET firmou um TED com o MMA para o monitoramento da qualidade da água dos cursos dágua e de aquíferos nas bacias dos rios Urussanga, Tubarão e Araranguá impactadas pela exploração da exploração agrícola em Santa Catarina.
O carvão mineral é explorado há cerca de 100 anos na Bacia Carbonifera em SC. Tal exploração tem impactado os recursos hídricos superficiais e trechos da região em função de drenagem ácida resultante da lixiviação de pirita da rocha e rejeitos.
O Monitoramento terá duração de um ano e será executado pela equipe do NUMA. Por meio deste acompanhamento anual, é possível que a população avalie como está a evolução dos impactos da mineração na região.
É o SGB exercendo sua missão de gerar e disseminar o conhecimento geocientífico promovendo a melhoria da qualidade de vida da população.
Rodrigo Eneas
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
Outras Notícias
SGB leva ao MM Gerdau exposição gratuita sobre riquezas geológicas do fundo do mar
Mostra “Rochas do Fundo do Mar – Até onde vai o Brasil?” apresenta acervo do SGB – Divisão de Geologia Marinha e do Museu de Ciências da Terra e convida o público a uma jornada pelas origens do planeta e os limites do território brasileiro