Bahia sedia evento sobre mineração e sustentabilidade

17/12/2024 às 15h09
Ouvir Notícia

Na ocasião, foi destacado o potencial mineral baiano para a expansão das energias renováveis

Foto: Divulgação SGB

Salvador (BA) - O diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Inácio Melo, e o diretor de Geologia e Recursos Minerais, Valdir Silveira, participaram do II Fórum CBPM: Mineração & Sustentabilidade. O evento – realizado nesta terça-feira (17), em Salvador, pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) – visou promover um espaço de diálogo, reflexão e troca de conhecimentos sobre as práticas sustentáveis no setor de mineração.

Na abertura, Melo comentou que a Bahia possui um potencial único no cenário global da transição energética, graças às suas características geológicas ricas em minerais críticos e estratégicos, como níquel, cobre, cobalto, lítio, grafita e terras raras. Além disso, é o terceiro maior estado produtor mineral do Brasil, colocando o país em uma posição estratégica para fornecer insumos essenciais para a produção de baterias de carros elétricos, armazenamento de energia e infraestrutura de energias renováveis. “Precisamos criar as condições necessárias para desenvolver uma mineração sustentável, capaz de abastecer o mundo com esses recursos”, destacou.

Silveira pontuou que é fundamental compreender que a mineração, quando conduzida de forma adequada, evita impactos ambientais e promove desenvolvimento econômico e social. “A mineração está presente em todos os aspectos da nossa vida: nos celulares, computadores, eletrodomésticos, construção civil, transporte, saúde e até nas energias renováveis. Além disso, é indispensável para a agricultura, já que os fertilizantes utilizados no plantio derivam de minerais. Mais do que um pilar econômico, a mineração é essencial para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, ressaltou.

Com o tema “Minerais críticos e estratégicos: o papel da mineração para a transição energética”, foi destacado o potencial mineral da Bahia para a expansão das energias renováveis. 

O encontro foi um marco na discussão sobre o futuro da mineração no Brasil, enfatizando a sustentabilidade como um pilar essencial para o desenvolvimento do setor, bem como a promoção de um alinhamento entre o setor mineral e a agenda ESG. 

A programação diversificada abordou assuntos como a "Transição energética: cenário atual e desafios", "ESG e boas práticas na mineração", "Ações da iniciativa privada para a sustentabilidade" e "Caminhos para o desenvolvimento sustentável da mineração", que colocam as pessoas como parte dessa equação. 

O fórum reuniu autoridades, especialistas, empresários e representantes de mineradoras, os quais discutiram importantes pautas relacionadas à agenda sustentável.

Simone Goulart
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 


 

Outras Notícias

Nível do Rio Acre está em processo de descida 

Boletim de Alerta Hidrológico do Serviço Geológico do Brasil (SGB) indica que cota já baixou e chegou em 15,30 m

30/12/2025

Número de pessoas em áreas de risco quadruplica em Cabedelo (PB) 

Serviço Geológico do Brasil identificou 1,7 mil pessoas em nove áreas de risco alto no município, associadas aos processos inundação e erosão

30/12/2025

Nível do Rio Acre se aproxima de 15,40 m em Rio Branco (AC)

Monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (SGB) indica que o ritmo de subida está mais lento

29/12/2025