Alertas de inundações: mais de 4 milhões de notificações foram emitidas

09/07/2024

Resultado de parceria com o Serviço Geológico do Brasil, a tecnologia combina técnicas de inteligência artificial (IA) com dados de previsões e alertas de inundações

Foto: Rafa Neddermeyer - Agência Brasil

Brasília (DF) – Mais de 4 milhões de notificações em celular, com avisos de enchentes, foram emitidas por meio de uma parceria entre o Google e o Serviço Geológico do Brasil (SGB), só em 2023. Foram, ao todo, mil eventos extremos registrados por meio do Sistema de Alerta de Previsão de Inundações, contemplando principalmente a população ribeirinha. Os dados foram divulgados no evento Google for Brasil 2024.

A tecnologia combina técnicas de inteligência artificial (IA) com os dados de previsões e alertas de inundações, parte deles gerados a partir da operação de Sistemas de Alerta Hidrológico (SAH) do SGB. Há mais de 30 anos, o SGB realiza o monitoramento de bacias hidrográficas e emite previsões dos níveis dos rios para alertar a população sobre enchentes. Atualmente, 17 sistemas estão em operação. 

“Essa parceria com o Google é fundamental, pois amplia a divulgação dos dados que geramos e permite que as informações cheguem rapidamente às pessoas que precisam. A integração entre IA e monitoramento hidrológico melhora a precisão e eficiência dos alertas, contribuindo para prevenir desastres e apoiar as ações dos municípios e defesas civis voltadas para salvar vidas”, afirma o diretor-presidente do SGB, Inácio Melo. 

Notificações 

As pessoas que recebem os alertas de inundações são as que ativaram as notificações no celular com sistema Android e estão perto de uma área inundada ou com risco de inundação. Os avisos são exibidos quando o nível da água de um rio está ou tem previsão de ficar acima da cota de alerta, que indica quando os primeiros danos são observados em um município e tem como base eventos históricos de inundação.

Saiba mais sobre os Alertas de Previsão de Inundações AQUI.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Rio Madeira: nível segue baixo e navegação fica comprometida

Nos últimos sete dias, na estação em Porto Velho (RO), o rio teve redução de nível de 56 cm

12/07/2024

Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil realizam levantamento de dados da geodiversidade no município de Jacobina (BA)

Além de riquezas minerais, até o momento foi observado que a região possui um grande potencial agrícola e turístico

12/07/2024

Papo Geológico: novo episódio do videocast fala sobre a importância de promover o conhecimento geocientífico

O programa foi ao ar na quarta-feira (10), no canal TV SGB, no YouTube

12/07/2024