Segunda-feira, 18 de setembro de 2023
Carta Geológica da Folha Vitória da Conquista, na Bahia, contribui para avanço da pesquisa mineral
De acordo com as informações disponíveis, é possível aproveitar melhor as áreas, diminuir custos de exploração, aumentar a segurança no negócio e principalmente diminuir impactos ambientais
Com o objetivo de estimular o desenvolvimento econômico brasileiro e ampliar o conhecimento geológico, o Serviço Geológico do Brasil (SGB), por meio da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), divulga a Carta Geológica: Folha Vitória da Conquista (BA, disponível aqui.
O documento permite conhecer e selecionar áreas potencialmente mineralizadas e, assim, elaborar um plano de pesquisa eficaz, de forma a aplicar as técnicas mais eficientes de exploração mineral, de acordo com as informações disponíveis.
Essas medidas ajudam a aproveitar melhor as áreas, diminuir custos de exploração, aumentar a segurança no negócio e principalmente diminuir impactos ambientais, além de permitir ao poder público um melhor planejamento do uso do solo, gerar novos investimentos e empregos, de forma direta e indireta. Além disso, a publicação visa subsidiar o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e o ensino em geociências.
Outra finalidade do mapeamento é fornecer subsídios geológicos que contribuam para o entendimento e avanço da pesquisa mineral, dos recursos hídricos e da gestão territorial, bem como de demais atividades aplicadas ao interesse social. As cartas geológicas contêm as seguintes informações:
• Tipo, idade e localização de formações geológicas;
• Localização dos depósitos e ocorrências minerais em superfície;
• Inclinação e direção das estruturas das rochas;
• Informações sobre a deformação das rochas.
Vale destacar que essas publicações colaboram com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente, por serem importantes para determinar a melhor localização para depósitos de lixo, aterros sanitários, locais para estações de tratamento de águas residuais de indústrias, entre outras finalidades.
Neste ano, o SGB prevê disponibilizar 42 cartas geológicas. Em 2022, foram produzidas 27 cartas, que estão disponíveis no Repositório Institucional de Geociências (RIGeo).
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br