Mapas de Geodiversidade Estaduais
O Serviço Geológico do Brasil - CPRM, em sintonia com a Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, disponibiliza mapas descrevendo a geodiversidade estadual nas escalas utilizadas para planejamento dos estados. Os mapas são acompanhados de texto explicativo e dos dados utilizados no estudo, sendo organizados em sistema de informação geográfica (SIG).
Os Mapas de Geodiversidade Estaduais foram concebidos para oferecer aos diversos segmentos produtivos, sociais e ambientais uma tradução do conhecimento geológico-científico estadual, com vistas à sua aplicação no uso adequado do território. Destina-se a um público-alvo muito variado, incluindo desde as empresas mineradoras tradicionais até a comunidade acadêmica e os gestores públicos das áreas de ordenamento territorial e gestão ambiental.
Dotado de uma linguagem de compreensão universal, tendo em vista seu caráter multiuso, o mapa compartimenta o território estadual em unidades geológico-ambientais, destacando suas limitações e potencialidades e considerando a constituição litológica da supra e da infraestrutura geológicas.
Foram abordados também: características geotécnicas, coberturas de solos, potencial e disponibilidade de recursos hídricos, vulnerabilidades e capacidades de suporte à implantação das diversas atividades antrópicas dependentes dos fatores geológicos e, finalmente, disponibilidade de recursos minerais essenciais para o desenvolvimento social e econômico do estado.
Nesse particular, em função de fatores estratégicos, são propostas áreas de relevante interesse mineral, constituindo valioso subsídio para as tomadas de decisão conscientes sobre o uso do território.