SGB leva ao MM Gerdau exposição gratuita sobre riquezas geológicas do fundo do mar

09/07/2025 às 14h27
 | Atualizado em: 09/07/2025 às 14h40
Ouvir Notícia

 

Mostra “Rochas do Fundo do Mar – Até onde vai o Brasil?” apresenta acervo do SGB – Divisão de Geologia Marinha e do Museu de Ciências da Terra e convida o público a uma jornada pelas origens do planeta e os limites do território brasileiro

Imagem: Divulgação/MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

Belo Horizonte (MG) - O Serviço Geológico do Brasil (SGB) leva ao MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, em Belo Horizonte (MG), a exposição “Rochas do Fundo do Mar – Até onde vai o Brasil?”, que está em cartaz até 31 de agosto. A mostra apresenta ao público parte do acervo do Museu de Ciências da Terra (MCTer), unidade museológica do SGB, e da Divisão de Geologia Marinha da Diretoria de Geologia e Mineração e destaca as riquezas minerais e o potencial científico escondido nas profundezas do oceano Atlântico Sul.

A exposição é uma parceria entre o SGB, o MCTer e o MM Gerdau, e proporciona uma imersão no passado geológico do planeta, trazendo à tona temas como a formação das primeiras rochas e continentes, as descobertas científicas da deriva continental e o movimento das placas tectônicas. Entre os destaques estão amostras minerais submarinas da Elevação do Rio Grande (ERG), um território submerso entre o Brasil e a África com alto interesse estratégico, científico e mineral.

“Essa exposição é uma oportunidade única de aproximar a sociedade da geociência e de mostrar o trabalho de excelência desenvolvido pelas equipes do SGB e do Museu de Ciências da Terra, que há décadas se dedicam à pesquisa dos recursos minerais e da história geológica do Brasil”, afirma Célia Maria Corsino, coordenadora-geral do MCTer.

A mostra também homenageia nomes importantes da ciência mundial, como Alfred Wegener, responsável pela teoria da deriva continental, e Marie Tharp, cartógrafa marinha pioneira cujas contribuições foram essenciais para o conhecimento das paisagens submarinas.

Instalada no Andar do Metal, no terceiro piso do MM Gerdau, a exposição reúne imagens, mapas, vídeos e exemplares geológicos reais coletados pelo SGB em expedições científicas com apoio da Marinha do Brasil. Ao apresentar essas amostras, o SGB reforça seu papel central na produção de conhecimento geocientífico e na promoção da soberania brasileira sobre áreas estratégicas do Atlântico Sul.

A exposição é gratuita e pode ser visitada de terça a domingo, das 10h às 17h, com horário estendido às quintas-feiras, até 22h.

Rodrigo Eneas
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

SGB e Departamento de Energia dos EUA realizam nova etapa de campo para investigar minerais críticos em Goiás

Ação conjunta com a Deloitte busca aprofundar conhecimento sobre potencial mineral da Província Estanífera de Goiás

09/07/2025

Parceria entre SGB e MIDR para Medições de vazões e Balanço Hídrico no Rio Piranhas/PB

08/07/2025

Parceria do SGB com MIDR para locação de poços com uso de geofísica na Chapada do Araripe/PE

08/07/2025