Parceria do SGB com MIDR para locação de poços com uso de geofísica na Chapada do Araripe/PE
Parceria do SGB com MIDR para locação de poços com uso de geofísica na Chapada do Araripe/PE
Pernambuco - O Serviço Geológico do Brasil (SGB), por meio da Diretoria de Hidrologia e Território (DHT) e do Departamento de Hidrologia (DEHID), firmou instrumento de dispensa de TED com a Secretaria Nacional de Segurança Hídrica do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) para a realização de estudos futuros à exploração de poços com uso de técnicas geofísicas na região da Chapada do Araripe, em Pernambuco. A iniciativa também contempla a instrumentação de poços para o monitoramento do aquífero local, com a aquisição de dois equipamentos de registro automático de dados.
A ação é uma resposta à solicitação da Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento do Estado de Pernambuco, motivada pela situação de emergência decretada em setembro de 2024, em razão da grave escassez hídrica que afeta os municípios do Agreste e Sertão pernambucano.
Com duração de sete meses, o projeto será gerenciado pelo DEHID, por meio da DIHEXP e da DISEGE, e executado pela GEHITE-RE. O objetivo é identificar, com maior precisão, áreas com potencial para captação de água subterrânea, contribuindo para o abastecimento humano com água potável. A execução das perfurações e a instalação dos poços localizados caberão ao governo estadual.
Rodrigo Eneas
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
Outras Notícias
SGB leva ao MM Gerdau exposição gratuita sobre riquezas geológicas do fundo do mar
Mostra “Rochas do Fundo do Mar – Até onde vai o Brasil?” apresenta acervo do SGB – Divisão de Geologia Marinha e do Museu de Ciências da Terra e convida o público a uma jornada pelas origens do planeta e os limites do território brasileiro