Visita da delegação de Camarões para conhecer estrutura do Rio de Janeiro fortalece relação bilateral

10/05/2024 às 18h56
 | Atualizado em: 14/05/2024
Ouvir Notícia
Foto: Divulgação SGB
Foto: Divulgação SGB


Rio de Janeiro - "Receber os representantes do Serviço Geológico de Camarões é uma excelente oportunidade para mostrar nossa estrutura e as atividades que desenvolvemos", disse o assessor de Assuntos Internacionais do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Rafael Duarte, nesta sexta-feira (10), no Rio de Janeiro, durante visita da delegação de Camarões. O encontro teve como finalidade apresentar aos visitantes as instalações e os laboratórios da instituição.

Duarte comentou sobre a importância dessa interação, especialmente considerando que a Sonamines, criada em 2020 em Camarões, ainda está em fase de estruturação. "Eles estão definindo aspectos importantes, como a montagem das litotecas e estratégias para a divulgação científica, além do ensino voltado para a formação das futuras gerações de geocientistas”, informou.

 

Foto: Divulgação SGB
Foto: Divulgação SGB


Esse encontro marca o começo de uma cooperação mais intensa. "Esperamos ajudá-los a avançar mais rapidamente na construção de uma base institucional sólida, aproveitando o conhecimento que acumulamos ao longo dos anos", acrescentou.

O primeiro conselheiro da Embaixada de Camarões, Paulin Martial Tchenzette, agradeceu ao SGB pela organização e pela recepção. Ele aproveitou para enaltecer que esta visita não é apenas teórica, mas também prática. “Estamos trocando experiências e temos algumas perspectivas de cooperação futura super positiva. Os dois governos vão trabalhar juntos para que esse encontro, além de ser muito positivo, traga resultados concretos”.

Já o representante da Empresa Nacional de Minas (SONAMINES), Jean Pierre, comentou: “Podemos afirmar que o resultado foi uma missão cumprida. Tivemos alguns encontros, tanto com as instituições privadas quanto com as públicas. Agora vamos trabalhar com essas instituições para a realização da cooperação dos dois países”.

 

Foto: Divulgação SGB
Foto: Divulgação SGB


Do lado do SGB, a intenção é fortalecer uma relação bilateral, especialmente nas regiões do Cráton São Francisco e nas proximidades com o Rio Grande do Norte e Pernambuco, dadas as semelhanças geológicas entre Camarões e a costa nordeste do Brasil. "É uma chance de compararmos nossos conhecimentos geológicos e acessar pesquisas que podem ser essenciais para aprofundar nosso entendimento nessa área”, destacou Rafael Duarte.

Durante a visita, a delegação teve a oportunidade de conhecer o Laboratório de Análises Minerais (LAMIN) e assistir a uma apresentação online sobre o Projeto de Passivos Ambientais relacionados à mineração de carvão. Os camaroneses também conheceram o Museu de Ciências da Terra e a Coleção de Rochas e Minerais. Por fim, foi apresentada a estrutura da base de dados do SGB pelo Departamento de Geologia (DEGEO).


Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

SGB: aberta consulta pública para definir prioridades da pesquisa mineral no Brasil

Interessados podem enviar contribuições até 15 de junho de 2025

01/05/2025

Serviço Geológico do Brasil aponta que os rios Negro, Solimões e Amazonas têm grande probabilidade de alcançar a cota de inundação severa em 2025

2º Alerta de Cheias do Amazonas traz previsões atualizadas sobre níveis dos rios e clima, apoiando o planejamento de ações para o período

30/04/2025

Cartas de suscetibilidade orientam planejamento urbano em São José de Mipibu (RN)

Documentos elaborados pelo Serviço Geológico do Brasil apontam baixo risco de deslizamentos e alertam para áreas com alta suscetibilidade a inundações

30/04/2025