SIAGAS: sistema reúne base nacional de dados sobre águas subterrâneas

05/02/2026 às 20h12
Ouvir Notícia

O SGB disponibiliza gratuitamente informações atualizadas sobre poços e recursos hídricos subterrâneos em todo o país

 

Imagem: DIvulgação/SGB.


Rio de Janeiro (RJ) – O Sistema de Informações de Águas Subterrâneas (SIAGAS) centraliza e disponibiliza dados atualizados sobre águas subterrâneas no Brasil. Desenvolvido e mantido pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), o SIAGAS reúne uma base nacional de informações de poços, além de ferramentas para consultas, pesquisas, extração de dados e geração de relatórios.

Resultado do mapeamento e das pesquisas hidrogeológicas realizadas em todo o território nacional, o SIAGAS permite a gestão adequada da informação hidrogeológica e sua integração com outros sistemas de recursos hídricos e meio ambiente, sendo recomendado pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) como base nacional compartilhada para armazenamento, intercâmbio e difusão de informações sobre águas subterrâneas.

O Sistema é destinado a estudantes, pesquisadores, gestores públicos, profissionais que atuam com recursos hídricos e meio ambiente, perfuradores de poços e usuários de água subterrânea, além do público em geral interessado no tema. As informações podem ser acessadas por diferentes mídias e níveis de detalhamento, de acordo com o perfil do usuário.

Entre as funcionalidades disponíveis, o SIAGAS Web permite a realização de pesquisas simples e avançadas na base de dados, a produção de relatórios personalizados, o download de informações sobre poços cadastrados, acesso a dados da Rede Integrada de Monitoramento das Águas Subterrâneas (RIMAS) e  visualização de pontos d’água em mapas temáticos e imagens de satélite.

Acesse aqui o SIAGAS e encontre informações essenciais para estudos hidrogeológicos, planejamento do uso da água e apoio à gestão sustentável dos recursos hídricos subterrâneos.

 

Tariana Fernandes
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Mais de 1,4 mil pessoas vivem em áreas de risco em Caruaru (PE)

Mapeamento do Serviço Geológico do Brasil identificou oito áreas de risco associadas a inundação, deslizamentos e queda de blocos

05/02/2026

Pesquisa identifica potencial para aproveitamento de cobalto no Brasil a partir da biolixiviação

Projeto do Serviço Geológico do Brasil em parceria com a Agência Alemã de Recursos Minerais aponta alternativas de processamento mineral com menor impacto ambiental

05/02/2026

Partiu Férias: SGBeduca leva oficinas gratuitas à Casa da Ciência da UFRJ

Atividades interativas aproximam o público da ciência de forma lúdica, gratuita e acessível durante programação de férias

04/02/2026