SGBeduca encerra 2025 com participações em importantes eventos de divulgação geocientífica
SGBeduca encerra 2025 com participações em importantes eventos de divulgação geocientífica
Em dezembro, o Programa esteve no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo
Rio de Janeiro (RJ) - O Serviço Geológico do Brasil (SGB) finaliza as ações do seu Programa SGBeduca, em 2025, com importantes participações em eventos pelo país. As atividades aconteceram nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, alcançando centenas de pessoas.
Paleo RS 2025
O SGBeduca participou ativamente do Paleo RS 2025, um dos maiores eventos de paleontologia do Rio Grande do Sul, realizado entre os dias 4 e 6 de dezembro em Santa Cruz do Sul (RS), no campus da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Com um stand interativo, o programa levou materiais didáticos, réplicas de fósseis, exposições e jogos educativos para o público. Os visitantes puderam também explorar areias de praias brasileiras e internacionais na exposição “Que grão é esse?” e mais de trinta paleontólogos montaram suas próprias coleções didáticas com réplicas de fósseis doadas pelo SGBeduca, que serão utilizadas em aulas e atividades de divulgação científica.
Outro destaque foi a participação do pesquisador e paleontólogo do SGB, também consultor do SGBeduca, Bruno Horn, demonstrando a conexão direta entre a produção de conhecimento da empresa e sua aplicação em salas de aula. Horn compôs uma mesa redonda sobre a geopaleontologia da região de Santa Cruz do Sul (RS), reforçando o papel do SGB na preservação do patrimônio geológico, e apresentou dois trabalhos científicos, em colaboração com pesquisadores de outras instituições, intitulados “Novos Registros de Fósseis de Planta In Situ na Formação Teresina do Sul de Santa Catarina e sua Importância Paleoambiental”, de Bruno Ludovico Dihl Horn, Carla Klein (também pesquisadora do SGB) e Roberto Iannuzzi e “The Early Record of the Carnian Pluvial Events in Southern Brazil Suggested by Taphonomy and Supported by Geochronology”, de Francesco Battista, Ana Maria Ribeiro, Bruno L. D. Horn, Ruy P. Philipp, Cesar L. Schultz.
III Ciranda Agroecológica, no Agroecologia 2025
Organizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), instituição pública vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a III Ciranda Agroecológica aconteceu em Pelotas (RS), entre os dias 3 e 4 de dezembro, em paralelo ao evento principal "Agroecologia 2025", cujo tema era "Por Justiça Climática e Soberania".
Em sua terceira edição em 2025, o espaço dedicado à educação infantil reuniu, além do SGB, instituições como Embrapa Clima Temperado, Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Universidade Federal do Rio Grande (FURG) para oferecer uma programação lúdica e educativa a cerca de 600 crianças. Dividida em sete estações interativas, a Ciranda abordou temas como geologia, água, solos, insetos, alimentação saudável, plantas não convencionais (PANCs) e arte, com um formato inovador e imersivo, onde as atividades foram realizadas ao ar livre, na Estação Ecológica da Cascata, combinando brincadeiras, arte e ciência em um ambiente natural.
Na Estação "Expedição Geológica", coordenada pelo SGBeduca, as crianças observaram areias de várias partes do mundo em microscópio e pintaram réplicas de fósseis para levar para casa, uma atividade em formato lúdico, com o objetivo de fixar conceitos científicos e ambientais. O evento destaca-se pela importância em promover a educação agroecológica e geocientífica de forma acessível e divertida e fortalecer a integração entre instituições de pesquisa, universidades e a comunidade escolar.
SGBeduca no lançamento do livro Guia Ilustrado da Paleobiota de Itaboraí
Em reconhecimento por suas importantes atividades de divulgação científica, o SGBeduca foi convidado para o lançamento do livro “Guia Ilustrado da Paleobiota de Itaboraí”, ilustrado por Felipe Alves Elias, obra que apresenta a notável diversidade de fósseis da Bacia de São José de Itaboraí (RJ). A pesquisadora Juliana Maceira Moraes representou o Programa no evento, que aconteceu no dia 5 de dezembro no Salão Nobre da Decania do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CCMN/UFRJ), no Rio de Janeiro (RJ), reunindo a comunidade acadêmica, de divulgadores científicos e o público geral.
O guia reúne mais de 100 espécies de animais e plantas que habitaram a região da Bacia de São José de Itaboraí (RJ) em tempos pré-históricos, tornando acessível ao grande público um importante capítulo da história geológica e paleontológica brasileira. O diferencial da obra está na sua abordagem visual e acessível, combinando rigor científico com uma linguagem clara e ilustrações artísticas de alta qualidade, transformando dados técnicos em um material atraente para leitores de todas as idades. O livro está disponível multiplataforma, podendo ser adquirido em versão impressa e é gratuito no formato digital. Acesse aqui.
Visita da Escola Estadual Rosária Januzzi ao Centro Integrado de Estudos Multidisciplinares do SGB em Apiaí (SP)
O Centro Integrado de Estudos Multidisciplinares (CIEM/SGB) em Apiaí (SP), unidade de desenvolvimento técnico e apoio operacional do SGB, recebeu, também no dia 5 de dezembro, 62 alunos do segundo ao quinto ano do ensino fundamental da Escola Estadual Rosária Januzzi. Na visita, os estudantes participaram de palestra e da oficina de réplicas de fósseis e cada criança levou para casa 3 réplicas. O evento foi ministrado pelos Técnicos em Geociências do SGB Reinaldo Gama, Luiz Alberto Costa e Silvia Santana.
Tariana Fernandes
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br