SGBeduca e Secretaria de Estado da Educação do Paraná promovem curso de atualização em geociências no Parque da Ciência

26/09/2024 às 17h41
Ouvir Notícia

Atividade contou com 60 participantes, que receberam materiais pedagógicos exclusivos, como kits com coleção de rochas e minerais e réplica de fósseis

Foto: Divulgação SGB

Paraná (PR) – O Programa Institucional SGBeduca, do Serviço Geológico do Brasil (SGB), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED), realizou, de 16 a 19 de setembro, um curso de atualização em geociências no Parque da Ciência, espaço privilegiado para a integração entre Ciência, Tecnologia, Arte e Cultura, oferecendo um cenário propício para reflexões e descobertas.

O SGBeduca foi criado com o objetivo de atender demandas de divulgação e popularização das geociências – especialmente para professores e alunos –, por meio de materiais acessíveis, apoiados em novas tecnologias de informação.

Foto: Divulgação SGB

O curso ficou a cargo da coordenadora do SGBeduca Andrea Sander, responsável pela temática “Geologia das Coisas”; e dos pesquisadores em geociências do SGB Francisco Campos, que abordou o “Mapa Escolar de Rochas”, e Mariane Brumatti, que guiou os participantes pela geologia do Paraná, explorando as rochas que compõem o estado. Já Patrícia Jacques, que também é discente de pedagogia, debateu sobre as geociências na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na educação, além de técnicas de ensino aplicáveis à sala de aula.

Para Brumatti, a realização do curso de capacitação para professores no Parque da Ciência foi fundamental porque o local é uma referência na divulgação, na educação e nas ciências em geral, na região metropolitana de Curitiba. Além disso, o Parque é ligado à Secretaria de Educação do Paraná, sendo então importante para a capacitação dos professores. “Os professores são o público-alvo de maior relevância dentro do programa do SGBeduca, porque afinal de contas eles são os disseminadores de ciências, das geociências, para todas as faixas de idade. Espero que essa tenha sido a primeira iniciativa de muitas, de uma longa parceria entre a SGBeduca e o Parque da Ciência”, destacou.

Foto: Divulgação SGB

A atividade contou com 60 participantes, que receberam materiais pedagógicos exclusivos. Para os professores de geografia, o kit incluiu uma coleção de minerais e rochas, o Jogo do Geoparque, um anáglifo e mapa de curvas de nível da Serra da Graciosa, para abordar a alfabetização cartográfica na escola, como prevê a BNCC. 

O diretor do Parque da Ciência de Curitiba, Anisio Lasievicz, comentou a oportunidade singular de realizar essas atividades com várias ações voltadas à diversidade e à própria história, cultura e geografia do estado do Paraná. “Foi imprescindível essa troca de experiências, essa interação com a equipe da SGB, que são geólogos e atuam em processos de pesquisa, estando na vanguarda da produção do conhecimento das geociências a nível nacional”, ressaltou.

Já os professores de ciências receberam uma coleção de réplicas de fósseis icônicos (com dentes de Tiranossauro e Megalodon, garra de Preguiça gigante e de Velociraptor), além dos jogos “Tempo Geológico”, “Ação Climática” e "O que tem na minha pasta de dentes?", que fazem um link entre a geologia e a vida cotidiana. 

Foto: Divulgação SGB

O Parque da Ciência faz parte do complexo Newton Freire Maia; também composto pelo Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia e pelo Campus Cinema da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Aviso de Pauta — Serviço Geológico do Brasil marca presença na Expo Minera Nordeste 2025 para reforçar atuação estratégica no setor mineral

Evento reunirá empresas, investidores, autoridades e sociedade civil em torno das oportunidades minerais da região, como ferro, níquel, cromo, ouro e fosfato

05/05/2025

SGB: aberta consulta pública para definir prioridades da pesquisa mineral no Brasil

Interessados podem enviar contribuições até 15 de junho de 2025

01/05/2025

Serviço Geológico do Brasil aponta que os rios Negro, Solimões e Amazonas têm grande probabilidade de alcançar a cota de inundação severa em 2025

2º Alerta de Cheias do Amazonas traz previsões atualizadas sobre níveis dos rios e clima, apoiando o planejamento de ações para o período

30/04/2025