SGB reforça compromisso com equidade de gênero e raça em seminário nacional

08/12/2025 às 18h49
 | Atualizado em: 08/12/2025 às 18h55
Ouvir Notícia

Lideranças da instituição ressaltam importância da participação feminina e da diversidade na Administração Pública

 

Foto: Divulgação/SGB


Brasília (DF) - O diretor-presidente interino do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Valdir Silveira, participou, nesta terça-feira (2), do Seminário Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, realizado em Brasília. Na ocasião, Valdir lembrou que, o SGB, em uma trajetória de 56 anos dedicada à produção de conhecimento geocientífico no Brasil, sempre priorizou a construção de um ambiente profissional justo, plural e respeitoso com seus colaboradores.

O diretor-presidente interino pontuou que o SGB tem avançado na consolidação de políticas que fortalecem a participação feminina em todas as esferas da instituição, reconhecendo sua contribuição decisiva tanto nas atividades técnicas quanto nos espaços estratégicos de liderança. “Ao assegurar condições equânimes de desenvolvimento, formação e reconhecimento profissional, honramos os princípios fundamentais da Administração Pública e alinhamos nossas ações às diretrizes nacionais para igualdade e inclusão”, afirmou Valdir Silveira.

A representante do Comitê Permanente de Pró-Equidade do SGB, Nathalia Roitberg, também participou do evento e reforçou que o SGB segue empenhado em representar de  forma verdadeira a diversidade do país. “A equidade de gênero não é apenas uma diretriz moral, mas um pilar para a construção de uma instituição mais forte, mais legítima e plenamente preparada para enfrentar os desafios do desenvolvimento sustentável do Brasil”, disse.

O evento reuniu representantes de 65 empresas públicas, privadas e mistas, órgãos do governo federal e organismos internacionais. A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, abriu o primeiro painel do seminário. Também participaram dos debates as ministras da Igualdade Racial, Anielle Franco; e da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. 

 

Foto: Divulgação/SGB


Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça

O Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça tem como objetivo fomentar práticas de equidade de gênero e raça na cultura organizacional de médias e grandes empresas, com foco nas áreas de gestão e recursos humanos. O SGB foi uma das primeiras empresas a obter o selo Pró-Equidade.

O Programa existe desde 2005 e está agora em sua 7ª Edição, sendo coordenado pelo Ministério das Mulheres, em parceria com o Ministério da Igualdade Racial, o Ministério do Trabalho e Emprego, a ONU Mulheres e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). 

O SGB é uma das empresas participantes desta edição. Confira a lista aqui.

 

Ana Lúcia Ferreira
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Pesquisadores do SGB apresentam dados petrográficos e químicos das ocorrências de ouro no Distrito Serrita-Salgueiro, na Província Borborema

Os resultados da pesquisa estão publicados na revista científica Journal of the Geological Survey of Brazil (JGSB)

08/12/2025

SGB lança trabalho que sintetiza geologia e potencial mineral de Roraima

Relatório pode ser utilizado como uma ferramenta estratégica para pesquisadores, gestores públicos e o setor mineral

08/12/2025

Serviço Geológico do Brasil enfatiza potencial mineral brasileiro no Seminário de Estudos em Pegmatitos do Seridó

Durante o evento, o diretor-presidente interino do SGB, Valdir Silveira, ministrou palestra magna

05/12/2025