SGB participa da Expo Minera Nordeste 2025 e reforça papel estratégico na pesquisa mineral da região
SGB participa da Expo Minera Nordeste 2025 e reforça papel estratégico na pesquisa mineral da região
Evento inédito reuniu especialistas, autoridades e empresas para debater o futuro da mineração no Nordeste; SGB apresentou ações estratégicas e reforçou papel na transição energética
Natal (RN) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) marcou presença na Expo Minera Nordeste 2025, maior evento voltado ao setor mineral da Região Nordeste, realizado de 6 a 8 de maio, no Centro de Convenções de Natal (RN). A estreia do evento reuniu empresas, investidores, representantes governamentais, pesquisadores e a sociedade civil em um ambiente vibrante de inovação, networking e desenvolvimento sustentável.
Evento inaugura nova era para a mineração na região
Dividida em três grandes áreas — Exposição, Congresso e Feira de Negócios — a Expo Minera Nordeste destacou o vasto potencial mineral da região, que inclui ferro, níquel, cromo, ouro e fosfato.
Na exposição, empresas apresentaram tecnologias de ponta para o setor mineral. O congresso técnico trouxe debates qualificados sobre temas estratégicos, enquanto a feira promoveu a integração entre empresas e parceiros, ampliando as oportunidades de negócios no setor.
SGB reforça compromisso institucional com o setor mineral
O SGB participou ativamente do congresso técnico e de painéis temáticos, com representantes da diretoria e da equipe técnica. A presença reforçou o papel institucional da empresa na produção de conhecimento geocientífico e na formulação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento regional e nacional da mineração.
Silveira também fez um panorama das ações do SGB nos últimos 55 anos, apresentou os projetos em andamento e os planos estratégicos para a próxima década.
Pesquisadoras e pesquisadores do SGB compartilham experiências
Além da diretoria, o SGB foi representado por pesquisadoras e pesquisadores em diversos painéis e apresentações:
- Ana Paula Justo apresentou a palestra “O papel da Economia Circular na consolidação do APL de Pegmatitos do RN/PB”;
- Ludmila Pereira falou sobre “O reaproveitamento de resíduos da mineração e a agricultura”;
- Gustavo Alexandre apresentou “Estudos Geoeconômicos Estaduais (EGEs): diagnóstico de vocações, potencialidades e estratégias para o desenvolvimento sustentável”.
- Paulo César Barbosa Júnior apresentou a palestra técnica “Plataforma de Suporte à Pesquisa e Produção Mineral (P3M) e seu papel na mineração brasileira".
A participação do SGB no evento contou com o apoio da Superintendência Regional de Recife, por meio da Gerência de Geologia e Recursos Minerais e do Núcleo de Apoio de Natal, que antecipadamente garantiram a presença da empresa na Feira, assegurando um estande estratégico para a divulgação e exposição de seus produtos e serviços.
Foco em minerais estratégicos e transição energética
Um dos pontos centrais da participação do SGB foi o destaque dado aos minerais estratégicos, essenciais para a transição energética global e a economia de baixo carbono. Ao apresentar projetos que mapeiam esses recursos no Nordeste, o SGB reforça sua contribuição para atrair investimentos e subsidiar políticas públicas com base científica e técnica.
Ciência a serviço do desenvolvimento regional
A presença do SGB na Expo Minera Nordeste também serviu para ampliar o diálogo institucional e estreitar parcerias com empresas, universidades e entes públicos. A instituição reafirmou seu compromisso com a ciência aplicada ao desenvolvimento regional sustentável, apoiando iniciativas que promovam uma mineração mais responsável, tecnológica e inclusiva.
Fábio Campos
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
Outras Notícias
Aviso de Pauta — Serviço Geológico do Brasil marca presença na Expo Minera Nordeste 2025 para reforçar atuação estratégica no setor mineral
Evento reunirá empresas, investidores, autoridades e sociedade civil em torno das oportunidades minerais da região, como ferro, níquel, cromo, ouro e fosfato