SGB entrega a oito municípios paulistas documentos sobre áreas de risco e Cartas de Suscetibilidade

10/02/2023 às 00h00
 | Atualizado em: 01/03/2024
Ouvir Notícia
Documentos apresentados nesta quarta-feira (8), em Itatiba (SP), durante evento promovido pela Defesa Civil do estado de São Paulo
Produtos do SGB são entregues a gestores de municípios de São Paulo. Foto: SGB-CPRM
O Serviço Geológico do Brasil (SGB) entregou a oito municípios paulistas, nesta quarta-feira (8), “Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações” e relatórios de “Setorização de Áreas de Risco Geológico”. São contemplados pelos produtos do SGB as cidades de: Águas de Lindóia, Bragança Paulista, Cordeirópolis, Monte Alegre do Sul, Pereiras, Piedade, Ribeirão Bonito e São Luiz do Paraitinga.
Os documentos geotécnicos foram apresentados em Itatiba (SP) durante evento promovido pela Defesa Civil do estado de São Paulo. Na ocasião, foi realizada capacitação sobre as cartas geotécnicas de suscetibilidade e risco, com a participação de representantes de 36 municípios paulistas.
Produtos do SGB são entregues a gestores de municípios de São Paulo. Foto: SGB-CPRM
Na apresentação, o geólogo do SGB, Douglas Cabral, Coordenador Executivo da Divisão de Geologia Aplicada (DIGEAP), explicou aos participantes a metodologia e a forma de ler as Cartas de Suscetibilidade. Cabral destacou que esses produtos auxiliam os gestores em ações de prevenção integradas às políticas de ordenamento territorial, desenvolvimento urbano e ambiental.
“As Cartas objetivam cartografar toda a extensão do município e indicar as áreas mais propensas a ocorrências de movimentos de massa e processos hidrológicos que, no Brasil, estão comumente associados aos desastres naturais”, esclareceu o geólogo.
Produtos do SGB são entregues a gestores de municípios de São Paulo. Foto: SGB-CPRM
Focos de atenção

Dos produtos entregues, cinco foram relatórios de Setorização de Áreas de Risco Geológico realizados pelo SGB nos municípios de Águas de Lindóia, Bragança Paulista, Cordeirópolis, Piedade e São Luiz do Paraitinga. Outros três documentos foram Cartas de Suscetibilidade.
De acordo com o geólogo Douglas Cabral, a Carta de Monte Alegre do Sul indica que o município precisa de mais atenção do poder público no gerenciamento territorial. “Cerca de 16% da área urbana está localizada em terrenos de alta suscetibilidade a inundações e aproximadamente 1/3 de toda a sua extensão territorial apresenta alta suscetibilidade a movimentos de massa”.
Produtos do SGB são entregues a gestores de municípios de São Paulo. Foto: SGB-CPRM
Já nos municípios de Pereiras e Ribeirão Bonito, os documentos geotécnicos revelam pequenas áreas suscetíveis tanto a movimentos gravitacionais de massa quanto a processos hidrológicos.
O evento contou com a participação dos geólogos Anselmo Pedrazzi, coordenador executivo da Digeap, e Lauro Pizzato, superintendente da Regional de São Paulo. O representante da Defesa Civil foi o tenente Tiago Lourençon. Também estiveram presentes representantes do Instituto Tecnológico de Pesquisa (IPT) e do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA).
Os documentos estão disponíveis no Repositório Institucional de Geociências (Rigeo):
Setorização de Áreas de Risco Geológico - Águas de Lindóia
Setorização de Áreas de Risco Geológico - Bragança Paulista
Setorização de Áreas de Risco Geológico - Cordeirópolis
Carta de suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa e inundação - Monte Alegre do Sul
Setorização de Áreas de Risco Geológico - Piedade
Carta de suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa e inundação - Ribeirão Bonito Setorização de Áreas de Risco Geológico - São Luiz do Paraitinga

*A Carta de Pereiras será disponibilizada para consulta até março.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil Ministério de Minas e Energia Governo Federal imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

SGB amplia monitoramento hidrológico no RS com lançamento do SAH Guaíba

Plataforma integrada ao SACE fortalece gestão de riscos no estado após enchentes históricas

30/06/2025

SGB participa do 1º Simpósio de Hidrogênio Natural da Petrobras

Evento reúne especialistas para debater potencial do H₂ natural no subsolo brasileiro e fortalecer parcerias entre instituições públicas e setor produtivo

30/06/2025

Exposição na Assembleia Legislativa do RS relembra enchente de 2024 e destaca papel do SGB na prevenção de desastres

Mostra evidencia impactos das cheias históricas e destaca o papel estratégico do Serviço Geológico do Brasil na prevenção de desastres

26/06/2025