SGB é destaque no Google por projeto que leva alertas de cheias a todo o país
SGB é destaque no Google por projeto que leva alertas de cheias a todo o país
Reconhecimento reforça o papel da ciência e da tecnologia brasileiras na prevenção de desastres e na proteção da população
São Paulo (SP) - O Serviço Geológico do Brasil (SGB) foi um dos destaques do Future of Search, evento promovido pelo Google Brasil para debater as próximas gerações de tecnologia de busca e o papel da Inteligência Artificial (IA) em soluções de impacto social e corporativo. Realizado na sede da empresa, nessa terça-feira (28), em São Paulo, o encontro reuniu especialistas, pesquisadores e usuários de toda a América Latina.
Representado pelos pesquisadores Emanuel Duarte, Camila Mattiuzi e Marcos Salviano, o SGB teve sua parceria com o Google destacada como uma iniciativa de sucesso. O projeto conjunto, voltado à previsão hidrológica e à emissão de alertas de cheias, foi citado pelo diretor de Search, Gemini and Social Impact, LATAM Google, Leandro Esposito, como um exemplo de inovação tecnológica com impacto direto na sociedade.
A colaboração entre as duas instituições possibilitou a integração das previsões e alertas do SGB ao mecanismo de busca do Google e à plataforma Flood Hub, ampliando o acesso da população a informações críticas sobre riscos de cheias e inundações. Com isso, comunidades em todo o país podem consultar, em tempo real, dados que ajudam a salvar vidas e reduzir prejuízos causados por desastres naturais.
“O Future of Search nos mostrou como a IA pode acelerar o impacto social e proporcionar soluções personalizadas para os problemas do dia a dia. Para o SGB, isso significa levar nossos alertas de cheias a mais pessoas, de forma mais rápida, transformando dados científicos em vidas salvas”, afirmou Emanuel Duarte, pesquisador do SGB e chefe da Divisão de Hidrologia Aplicada.
A presença do SGB no evento reforça sua posição de liderança na aplicação da ciência e da tecnologia para fortalecer a resiliência climática e o bem-estar da população brasileira. O reconhecimento do Google evidencia o papel estratégico da instituição em promover o uso de dados geocientíficos de forma acessível, transparente e voltada à proteção da sociedade.
Ana Lúcia Ferreira
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
Outras Notícias
Papel do Serviço Geológico do Brasil é destaque na Exposibram
A diretora-presidente do SGB, Sabrina Góis, participou da mesa na solenidade de abertura do evento, nesta segunda-feira (27), e teve atuação no CNMP enfatizada pela secretária Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Ana Paula Bittencourt