Papel do Serviço Geológico do Brasil é destaque na Exposibram

29/10/2025 às 11h24
 | Atualizado em: 29/10/2025 às 11h24
Ouvir Notícia

A diretora-presidente do SGB, Sabrina Góis, participou da mesa na solenidade de abertura do evento, nesta segunda-feira (27), e teve atuação no CNMP enfatizada pela secretária Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Ana Paula Bittencourt
 

Foto: Divulgação/SGB

Salvador (BA) - O papel do Serviço Geológico do Brasil (SGB) no fortalecimento do conhecimento geológico nacional foi destacado durante a abertura da Exposibram 2025, nesta segunda-feira (27), em Salvador (BA).  Representando a instituição, a diretora-presidente Sabrina Góis participou da mesa principal na solenidade, reforçando o protagonismo do SGB no setor mineral. 

Na ocasião, o presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Raul Jungmann, falou do desafio que a presidente Sabrina Góis tem agora estando à frente do SGB para atender aos anseios do governo em fazer o mapeamento geológico em todo país. Atualmente, o Brasil tem apenas 27% do território nacional mapeado na escala de 1:100.000.

Foto: Divulgação/Exposibram

A secretária Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (SNGM/MME), Ana Paula Bittencourt, enfatizou  a contribuição da diretora-presidente Sabrina Góis no Conselho Nacional de Política Mineral (CNPM). O SGB é o único órgão não ministerial no conselho, que é formado por 18 ministros e pela diretora-presidente do SGB, com o objetivo assessorar o presidente da República na formulação de políticas e diretrizes para o setor mineral.

“O reconhecimento é resultado do trabalho que temos realizado para apoiar o Brasil e o governo federal em ações estratégicas para o desenvolvimento socioeconômico do país. As pesquisas e projetos que conduzimos são essenciais para fortalecer a cadeia produtiva do setor mineral e consolidar a posição do Brasil como um importante player no cenário internacional”, afirmou Sabrina Góis.

A diretora-presidente do SGB, Sabrina Góis, ao lado do presidente do Ibram, Raul Jungmann (Foto: Divulgação/SGB)

Ao longo do evento, pesquisadores do SGB irão contribuir com moderação de debates e apresentação. Nesta quarta-feira (28), a chefe do Departamento de Recursos Minerais, Maísa Abram, moderou o painel “Minerais Críticos e Estratégicos e o Downstream da Cadeia Produtiva”. A diretora de Hidrologia e Gestão Territorial, Alice Castilho, irá moderar, na quarta (29), o painel “Ferramentas e estratégias para fortalecer a capacidade municipal na prevenção e resposta a desastres: PROX e Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil”. Na quinta (30), o pesquisador Anderson Dourado apresenta palestra no painel “O papel da Geologia Regional no desenvolvimento da atividade e atração de investimentos”.

A Exposibram é um dos principais eventos do setor mineral no Brasil e reúne representantes de instituições públicas, empresas e especialistas da área. A programação segue até quinta-feira (30).
Na foto, o superintendente Regional de Salvador, Erison Lima; a diretora-presidente do SGB, Sabrina Góis; e o vice-presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Carlos Borel Neto (Foto: Divulgação/SGB)


Larissa Souza
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br  

Outras Notícias

Criciúma e região recebem curso do governo federal para identificação de riscos geológicos e hidrológicos

Capacitação foi realizada pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), com aulas teóricas e atividades em campo

28/10/2025

Pesquisas do Serviço Geológico do Brasil serão apresentadas no Simpósio de Geologia da Amazônia

Evento começou no domingo (26) e segue até quarta-feira (29), no Centro Amazônico de Fronteiras da UFRR em Boa Vista (RR)

27/10/2025

Experiência do SGB fortalece protagonismo brasileiro na cooperação internacional para o monitoramento da Bacia do Prata

Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil participam, neste mês, de evento internacional sobre o uso do Delft-FEWS como ferramenta na previsão hidrológica e na tomada de decisões

24/10/2025