Criciúma e região recebem curso do governo federal para identificação de riscos geológicos e hidrológicos
Criciúma e região recebem curso do governo federal para identificação de riscos geológicos e hidrológicos
Capacitação foi realizada pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), com aulas teóricas e atividades em campo
Criciúma (SC) – As ações para prevenção de desastres serão fortalecidas em Criciúma e nos municípios da Região Carbonífera de Santa Catarina. Na última semana, o Serviço Geológico do Brasil (SGB) promoveu o curso de capacitação Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico para profissionais das defesas civis municipais. As atividades começaram na segunda-feira (20), com aulas teóricas, e encerraram na quinta-feira (23), com atividade de campo.
O objetivo do curso é fortalecer a capacidade dos municípios para prevenir e reduzir os impactos de desastres. Ao longo da capacitação, foram abordados conceitos fundamentais associados à temática de áreas de risco, os processos de movimentos de massa, inundação e erosões. Além disso, foi apresentada a metodologia usada pelo SGB no mapeamento das áreas de risco e explicada como é feita a leitura e o uso dos produtos, considerando que todos os municípios do estado de Santa Catarina contam com os mapeamentos de áreas de risco realizados pelo SGB. Neste curso, ministrou-se uma aula “bônus” sobre a temática do Projeto de Recuperação Ambiental da Bacia Carbonífera de Santa Catarina executado pelo SGB.
A programação também contou com atividade em campo, onde os profissionais tiveram a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos a partir da observação de ocorrências. Nesta etapa da capacitação, os participantes foram instruídos a identificar processos geológicos, delimitar áreas de risco e elaborar registros fotográficos e cartográficos. Em seguida, foi realizado o fechamento das atividades, por meio de discussões sobre as observações de campo e realidades similares nos seus próprios municípios.
A pesquisadora do SGB Angela Bellettini, que ministrou o curso, destacou a importância do engajamento dos participantes: “A turma participou ativamente de todas as aulas o que proporcionou um fórum de discussões sobre os assuntos apresentados, bem como permitiu a troca de situações e experiências no dia a dia das prefeituras com situações semelhantes ocorridas nos seus municípios”, disse.
A atividade contou também com a participação das pesquisadoras do SGB Ana Cláudia Viero e Raquel Binotto, da superintendência de Porto Alegre (SUREG-PA). Também estiveram presentes os pesquisadores Guilherme Troian, chefe do Núcleo de Criciúma do SGB, e Albert Cardoso, integrantes da equipe do Projeto de Recuperação Ambiental da Bacia Carbonífera de Santa Catarina.
Capacitações online
O SGB também oferece capacitações online, confira:
- Cartografia de Perigo a Movimentos de Massa
- Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico
- Políticas Públicas de Gestão de Risco e Resposta a Desastres em Nível Municipal
Larissa Souza
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
Outras Notícias
Experiência do SGB fortalece protagonismo brasileiro na cooperação internacional para o monitoramento da Bacia do Prata
Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil participam, neste mês, de evento internacional sobre o uso do Delft-FEWS como ferramenta na previsão hidrológica e na tomada de decisões