Serviço Geológico do Brasil já capacitou, neste ano, mais de 4,4 mil pessoas em cursos para identificação de riscos geológicos

07/10/2025 às 19h14
 | Atualizado em: 07/10/2025 às 19h14
Ouvir Notícia


A última atividade presencial ocorreu, entre 22 e 25 de setembro, no Vale Europeu, em Santa Catarina, para capacitação técnica das defesas civis municipais
 

Foto: Divulgação/SGB


Blumenau (SC) – Mais de 4,4 mil pessoas já foram capacitadas, neste ano,  em cursos promovidos pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) para identificação e mapeamento de riscos geológicos. O último curso presencial ocorreu, entre 22 e 25 de setembro, em Blumenau (SC), voltado à capacitação técnica das defesas civis municipais do Vale Europeu. O objetivo é fortalecer a capacidade dos municípios para prevenir e reduzir os impactos de desastres.

Participaram profissionais dos municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Guabiruba, Indaial, Luiz Alves, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.

“A importância deste curso é elevar os conhecimentos teóricos e práticos necessários para o trabalho de coordenador de defesa civil, trazendo metodologias e sugestões para um melhor registro das ocorrências, bem como incentivar um aumento da qualidade e diversidade de recursos e ferramentas a serem futuramente implementadas”, explicou o pesquisador em geociências do SGB Anselmo Pedrazzi.
 

Foto: Divulgação/SGB


Capacitação

O treinamento somou 28 horas de conteúdo, com 16 horas de aulas teóricas, seis horas de prática em campo e seis horas de prática de escritório. Os participantes aprofundaram o conhecimento em temas como geologia de engenharia, hidrologia, movimentos de massa, processos erosivos, obras de contenção e cartografia de áreas de risco. A formação foi realizada na Associação de Municípios do Vale Europeu (AMVE).

Durante a atividade prática, os alunos foram para as ruas simular ocorrências reais, identificando processos geológicos, delimitando áreas de risco e elaborando registros fotográficos e cartográficos. A vivência em campo foi seguida de uma atividade em escritório, onde os grupos produziram e apresentaram pranchas de setores de risco, aplicando as metodologias aprendidas.
 

Foto: Divulgação/SGB


Pedrazzi avalia que a capacitação foi muito proveitosa e abriu oportunidades para novas ações: “Foi possível repassar de forma exemplar o conteúdo proposto e também divulgar nossos projetos, cursos on-line e aplicativo. Nos fizemos conhecer àqueles ainda pouco familiarizados e retornamos com contatos e perspectivas de novos cursos para o próximo ano.”


Capacitações em 2025

Até setembro, o SGB já certificou 4.452 pessoas em cursos de capacitação, sendo 3.711 em cursos online e 741 em formações presenciais, incluindo 55 participantes em Blumenau.


Participe dos cursos online

Cartografia de Perigo a Movimentos de Massa
Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico
Políticas Públicas de Gestão de Risco e Resposta a Desastres em Nível Municipal



Larissa Souza
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

SGB se reúne com o Censipam para fortalecer a cooperação técnica entre os órgãos

O encontro favoreceu a troca de informações sobre a região de atuação do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia no combate ao garimpo ilegal

06/10/2025

Parque Nacional de Jericoacoara ganha passeio virtual na plataforma Geo 360 BR

Plataforma do SGB permite explorar paisagens e atrativos geoturísticos do litoral cearense em uma experiência imersiva

02/10/2025

Serviço Geológico do Brasil se une à projeto para prevenção de desastres em Minas Gerais

Observatório AtuAção foi lançado pela Sociedade Mineira de Engenheiros (SME) durante o Réveillon Hidrológico realizado na terça-feira (30)

01/10/2025