Serviço Geológico do Brasil já capacitou, neste ano, mais de 4,4 mil pessoas em cursos para identificação de riscos geológicos
Serviço Geológico do Brasil já capacitou, neste ano, mais de 4,4 mil pessoas em cursos para identificação de riscos geológicos
A última atividade presencial ocorreu, entre 22 e 25 de setembro, no Vale Europeu, em Santa Catarina, para capacitação técnica das defesas civis municipais
Blumenau (SC) – Mais de 4,4 mil pessoas já foram capacitadas, neste ano, em cursos promovidos pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) para identificação e mapeamento de riscos geológicos. O último curso presencial ocorreu, entre 22 e 25 de setembro, em Blumenau (SC), voltado à capacitação técnica das defesas civis municipais do Vale Europeu. O objetivo é fortalecer a capacidade dos municípios para prevenir e reduzir os impactos de desastres.
“A importância deste curso é elevar os conhecimentos teóricos e práticos necessários para o trabalho de coordenador de defesa civil, trazendo metodologias e sugestões para um melhor registro das ocorrências, bem como incentivar um aumento da qualidade e diversidade de recursos e ferramentas a serem futuramente implementadas”, explicou o pesquisador em geociências do SGB Anselmo Pedrazzi.
Capacitação
O treinamento somou 28 horas de conteúdo, com 16 horas de aulas teóricas, seis horas de prática em campo e seis horas de prática de escritório. Os participantes aprofundaram o conhecimento em temas como geologia de engenharia, hidrologia, movimentos de massa, processos erosivos, obras de contenção e cartografia de áreas de risco. A formação foi realizada na Associação de Municípios do Vale Europeu (AMVE).
Durante a atividade prática, os alunos foram para as ruas simular ocorrências reais, identificando processos geológicos, delimitando áreas de risco e elaborando registros fotográficos e cartográficos. A vivência em campo foi seguida de uma atividade em escritório, onde os grupos produziram e apresentaram pranchas de setores de risco, aplicando as metodologias aprendidas.
Pedrazzi avalia que a capacitação foi muito proveitosa e abriu oportunidades para novas ações: “Foi possível repassar de forma exemplar o conteúdo proposto e também divulgar nossos projetos, cursos on-line e aplicativo. Nos fizemos conhecer àqueles ainda pouco familiarizados e retornamos com contatos e perspectivas de novos cursos para o próximo ano.”
Capacitações em 2025
Até setembro, o SGB já certificou 4.452 pessoas em cursos de capacitação, sendo 3.711 em cursos online e 741 em formações presenciais, incluindo 55 participantes em Blumenau.
Participe dos cursos online
- Cartografia de Perigo a Movimentos de Massa
- Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico
- Políticas Públicas de Gestão de Risco e Resposta a Desastres em Nível Municipal
Larissa Souza
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br