Serviço Geológico do Brasil fortalece relações com Etiópia

14/03/2025 às 14h52
Ouvir Notícia

Durante reunião, a instituição destacou a importância do conhecimento geológico para a soberania nacional e o desenvolvimento econômico

Fonte: Mundo Educação

Brasília (DF) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) participou de uma mesa-redonda na Embaixada da Etiópia em Brasília, com o objetivo de fortalecer as relações comerciais e tecnológicas entre os países. O evento, realizado em fevereiro, reuniu o embaixador etíope Leulseged Tadesse Abebe, o ministro de Relações Exteriores Mesganu Arga Moach e representantes do setor empresarial brasileiro, como Embraer e Câmaras de Comércio, interessados em oportunidades de investimento na Etiópia.

Valdir Silveira, diretor de geologia e Recursos Minerais (DGM) do SGB, destacou: “foi um encontro para conhecer as potencialidades do país, bem como iniciar um diálogo e construir pontes para uma futura cooperação com o setor mineral da Etiópia”.

Divulgação/SGB

Para o chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais (Assuni), Rafael Duarte, “a participação do SGB na reunião com a embaixada da Etiópia reforça nossa relevância internacional e crescente presença no radar dos principais atores da mineração, especialmente em Brasília”.

Duarte acrescentou que esse encontro reflete a estratégia de ação internacional do SGB nos últimos anos e abre portas para oportunidades de cooperação em ciência e tecnologia com a Etiópia. “Estabelece uma ponte importante para novos desafios e parcerias em geociências entre os dois países, resultado direto da nossa atuação na promoção internacional do SGB”, enfatizou.

A cooperação internacional na área pode viabilizar iniciativas conjuntas de pesquisa, mapeamento geológico e exploração sustentável de recursos minerais, promovendo um ambiente propício para novos negócios e investimentos.

O evento reforçou o potencial de cooperação entre os países, especialmente em setores como mineração, energia renovável, agroindústria e manufatura. Para as empresas brasileiras, o cenário em evolução no país africano representa uma oportunidade estratégica de expansão, com destaque para setores como mineração, energia e agroindústria. Também estiveram presentes Marcos Vinícius Ferreira, assessor da DGM, e Fernando dos Santos Pedrosa, da Assuni.

Simone Goulart
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Município de São Jerônimo (RS) recebe novas réguas para medir nível do rio Jacuí

Serviço Geológico do Brasil instalou réguas linimétricas na cidade para monitoramento dos níveis por meio da Rede Hidrometeorológica Nacional

10/11/2025

COP30: SGB assina Carta de Intenções com a ANA e o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento da França 

O documento propõe a realização de ações integradas voltadas à modernização, ampliação e aprimoramento do monitoramento hidrológico no país

10/11/2025

Mapa Hidrogeológico do Estado de Roraima contribui para gestão sustentável dos recursos hídricos

Produto, elaborado pelo Serviço Geológico do Brasil, faz parte do Projeto de Cartografia Hidrogeológica

10/11/2025