Serviço Geológico do Brasil e Petrobras unem forças para expandir a pesquisa geocientífica no Brasil

24/02/2025 às 20h42
 | Atualizado em: 24/02/2025 às 20h42
Ouvir Notícia

As iniciativas de PD&I estão organizadas em dois grandes grupos: ciência básica e aplicada, e ações voltadas para a melhoria da infraestrutura laboratorial

Divulgação/SGB

Rio de Janeiro (RJ) - Uma iniciativa de grande impacto para a infraestrutura laboratorial do Serviço Geológico do Brasil (SGB) é o programa realizado em parceria -com a Petrobras, financiado por meio das cláusulas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Esse programa inclui seis grandes projetos, entre eles:

- Revitalização do Museu de Ciências da Terra (MCTer);

- Construção do Centro de Referência em Geociências (CRG);

- Criação de litotecas de óleo e gás, que atuarão como centros avançados de pesquisa.

Linhas de Pesquisa no CRG e no MCTer

- A estruturação do CRG e do MCTer possibilitará o desenvolvimento de diversas linhas de pesquisa estratégicas, tais como:

- Pesquisa em Paleoclimatologia: investigação de mudanças climáticas ao longo de milhões de anos, analisando isótopos em fósseis e sedimentos para reconstrução de climas passados.

- Exploração de Recursos Minerais: estudos sobre a formação e distribuição de recursos minerais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e mitigação de impactos ambientais.

- Paleontologia e Evolução da Terra: pesquisas sobre a evolução da vida, extinções em massa e o uso de técnicas avançadas como tomografia computadorizada para estudo de fósseis.

- Geofísica e Terremotos: investigação da dinâmica das placas tectônicas, terremotos e vulcanismo, auxiliando na previsão de desastres naturais.

- Biodiversidade e Geodiversidade: análises sobre a relação entre evolução da vida e mudanças geológicas.

- Meteoritos e Geologia Planetária: estudos sobre a formação do Sistema Solar e a geologia de outros planetas.

- Pesquisa em Sedimentologia: investigação dos processos sedimentares e da formação de bacias geológicas.

- Antropoceno e Impactos Humanos: pesquisas sobre as influências das atividades humanas nos sistemas terrestres.

- Recursos Energéticos: estudos sobre carvão, petróleo e gás natural, visando a exploração sustentável.

- Geologia Marinha: pesquisa sobre a geologia dos oceanos e exploração de recursos marinhos.

- Geologia Ambiental: estudos sobre mudanças climáticas e poluição nos ecossistemas.

Laboratórios de Alta Tecnologia no CRG

O Centro de Referência em Geociências contará com quatro laboratórios principais, que proporcionarão suporte a distintas linhas de pesquisa com equipamentos de última geração:

- Laboratório de Preparação de Amostras;

- Laboratório de Microimageamento e Análises Minerais;

- Laboratório de Petrocronologia e Traçadores Isotópicos;

- Laboratório de Isótopos Estáveis Avançado.

Esses laboratórios foram projetados para atender aos mais altos padrões internacionais de qualidade, garantindo excelência desde a preparação das amostras até a entrega dos resultados analíticos. Equipados com tecnologias de ponta, como microscópio eletrônico de varredura (MEV), microssonda eletrônica (EPMA) e espectrometria de massas de alta resolução, esses centros laboratoriais permitirão análises detalhadas e precisas, especialmente nas áreas de geoquímica isotópica e geocronologia.

Impacto e Perspectivas

Com essa nova infraestrutura laboratorial e as avançadas tecnologias à disposição, o SGB se posiciona na vanguarda das pesquisas geológicas no Brasil e no mundo. O desenvolvimento dessas linhas de pesquisa fortalece a produção científica do país, bem como impulsiona a inovação e a sustentabilidade na exploração dos recursos naturais. Dessa forma, o SGB reafirma seu papel essencial na geração de conhecimento e no suporte ao desenvolvimento econômico e ambiental do Brasil.

O que são as linhas de pesquisa do SGB?

As linhas de pesquisa no SGB são estruturadas como grandes áreas temáticas, agrupando estudos com objetivos e metodologias em comum. Atualmente, os projetos de PD&I do SGB estão organizados em dois grandes grupos: projetos de ciência básica e aplicada e projetos voltados para a melhoria da infraestrutura laboratorial.

Os projetos de de ciência básica e aplicada são fundamentais para ampliar o conhecimento científico e tecnológico, permitindo avanços significativos no campo das geociências. Por outro lado, os projetos voltados à infraestrutura laboratorial garantem os meios necessários para que essas pesquisas sejam realizadas com eficiência e alto padrão de qualidade. Entre as principais iniciativas nessa área, destacam-se a aquisição de novos equipamentos, a modernização de laboratórios existentes e a construção de novas instalações especializadas.

Simone Goulart
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Rio Negro inicia vazante em Manaus, mas níveis seguem altos para o período

Novo boletim de monitoramento divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil indica que o rio chegou a 28,89 m, nesta terça-feira (15)

15/07/2025

Ouro no Sertão: Pernambuco revela potencial inexplorado

Novo mapa geológico aponta áreas promissoras para a mineração no distrito Serrita-Salgueiro

15/07/2025

SGB leva geociências às escolas de Santa Catarina com atividades lúdicas e práticas ambientais

Parceria entre o SGBeduca, o PEA e secretarias municipais de educação mobiliza cerca de 400 alunos em Siderópolis e Treviso

15/07/2025