Serviço Geológico do Brasil é parceiro do Observatório AtuAção em cooperação técnica com a Defesa Civil de Minas Gerais
Serviço Geológico do Brasil é parceiro do Observatório AtuAção em cooperação técnica com a Defesa Civil de Minas Gerais
Carta de intenções, assinada neste mês, prevê ações para capacitar municípios à prevenção e preparação de desastres
Belo Horizonte (MG) – O Observatório AtuAção, iniciativa liderada pela Sociedade Mineira de Engenheiros (SME) com participação do Serviço Geológico do Brasil (SGB), assinou, no dia 6 de outubro, Carta de Intenções com a Defesa Civil do Estado de Minas Gerais. O objetivo é capacitar os municípios para prevenção e preparação diante de eventos hidrológicos extremos.
O documento estabelece o interesse em viabilizar troca e disponibilização de informações técnicas e capacitação para a gestão de riscos hidrológicos e geológicos. Também é prevista a capacitação comunitária e integração de sistemas de monitoramento, alerta e alinhamento com as atividades públicas de drenagem, gestão e controle de cheias, especialmente para atender demandas municipais
O Observatório AtuAção foi idealizado pela Comissão Técnica de Recursos Hídricos e Saneamento da SME, como resposta da engenharia para situações de calamidade decorrentes de eventos hidrológicos adversos, que se repetem todo ano. A iniciativa conta com a parceria do SGB e do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), da Companhia Energética Minas Gerais (Cemig), da Associação Mineira de Municípios (AMM) e da Defesa Civil.
Saiba mais: Serviço Geológico do Brasil se une à projeto para prevenção de desastres em Minas Gerais
Com informações da SME
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br