Serviço Geológico do Brasil e Companhia Brasileira de Lítio firmam acordo para impulsionar prospecção no Vale do Jequitinhonha (MG)
Serviço Geológico do Brasil e Companhia Brasileira de Lítio firmam acordo para impulsionar prospecção no Vale do Jequitinhonha (MG)
Parceria prevê aplicação de tecnologias geofísicas para identificar pegmatitos e fortalecer a cadeia produtiva do lítio no Brasil
Brasília (DF) - O Serviço Geológico do Brasil (SGB) e a Companhia Brasileira de Lítio (CBL) assinaram, em setembro, um Acordo de Cooperação Técnica (ACT). A parceria, com vigência até 09/2027, tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento da indústria mineral do Brasil, focando em ações e atividades que se relacionem com a exploração de lítio, fortalecendo a cadeia produtiva desse elemento químico no país.
Durante a cooperação, serão estudadas as áreas localizadas no Vale do Jequitinhonha, região norte de Minas Gerais. As atividades planejadas a serem executadas no projeto envolvem a aplicação de tecnologias geofísicas direcionadas à detecção e modelagem de pegmatitos e à identificação de características das assinaturas petrofísicas dessas rochas e de suas encaixantes. Para o geofísico do SGB Diego Gomes esta é uma parte importante e valiosa para o trabalho. “Essa etapa constitui um passo fundamental para a prospecção de lítio no Vale do Jequitinhonha (MG)”, disse o pesquisador.
Os trabalhos foram iniciados no mês de junho, com o estágio das pesquisas de campo, focadas nos levantamentos geofísicos através de diferentes métodos.
Julio Lombello, gerente de Geologia e Recursos Minerais da Superintendência Regional de Belo Horizonte (SUREG-BH), entende que a parceria entre o SGB e a CBL trará frutos significativos à atividade mineral no país. “Ao unir a experiência industrial e o conhecimento aplicado da Companhia Brasileira de Lítio com a competência técnica e a infraestrutura científica do Serviço Geológico do Brasil, este acordo possibilita a realização de estudos geofísicos em pegmatitos com maior precisão e abrangência, contribuindo para a identificação de novos recursos, a otimização de modelos exploratórios e o desenvolvimento sustentável da atividade mineral no Brasil”, destacou.
Raphael Molinaro
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
Outras Notícias
Serviço Geológico do Brasil e Governo de Santa Catarina iniciam estudos essenciais para planejamento urbano e prevenção de desastres
Acordo de Parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação prevê levantamentos em mais de 200 municípios para elaboração de Cartas de Suscetibilidade a Movimentos de Massa e Inundações e de Cartas Geotécnicas de Aptidão à Urbanização