Serviço Geológico do Brasil disponibiliza dados inéditos sobre a dinâmica costeira em São Vicente (SP)

12/02/2026 às 16h38
 | Atualizado em: 12/02/2026 às 17h08
Ouvir Notícia

Informações apoiam a prevenção de desastres, o planejamento urbano e a adaptação às mudanças climáticas
 


 

Brasília (DF) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) disponibiliza ao público os resultados do Projeto Dinâmica Costeira do Município de São Vicente (SP), desenvolvido entre 2022 e 2024 a pedido da Defesa Civil municipal. Os dados estão organizados em um painel interativo, com acesso facilitado e intuitivo, que reúne informações estratégicas para a gestão do litoral e a proteção da população. Acesse aqui.

No ambiente digital, é possível consultar e fazer download de dados em Sistema de Informações Geográficas (SIG), imagens obtidas por drones, mapas e modelos do relevo das praias, além de análises da evolução da linha de costa ao longo dos anos e caracterização dos sedimentos (areia). Também estão disponíveis relatórios em linguagem acessível, voltados aos gestores públicos, e relatórios mais detalhados, para pesquisadores e estudantes. O sistema integra uma base contínua, onde serão introduzidos dados de outras localidades.

A divulgação desses dados é importante para fortalecer a transparência, ampliar o acesso ao conhecimento científico produzido com recursos públicos e apoiar pesquisas, atividades educacionais e decisões que impactam diretamente a vida da população.

Apoio à prevenção de desastres geológicos e à gestão do litoral

Os estudos permitem compreender como as praias e a linha de costa da cidade se comportam ao longo do tempo. As informações são essenciais para identificar áreas suscetíveis à erosão, avaliar os impactos de ressacas, prevenir desastres e apoiar medidas para adaptação às mudanças climáticas. 

O projeto foi desenvolvido em parceria com a Defesa Civil de São Vicente, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e a Universidade de Santa Cecília (Unisanta). Iniciativas semelhantes estão em andamento nos municípios de Maricá (RJ), Guaratuba (PR) e Itapoá (SC).

Onde acessar os dados

Larissa Souza
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

 

Outras Notícias

Estudo do SGB identifica três áreas de alto risco a inundação e mais de 1,2 mil pessoas expostas em Tobias Barreto (SE)

Mapeamento aponta a ocupação de planícies fluviais e a carência de drenagem como agravantes da vulnerabilidade do município

12/02/2026

Serviço Geológico do Brasil fortalece articulação com estado do Tocantins para ampliar pesquisas 

O diretor-presidente do SGB, Vilmar Simões, se reuniu, nesta quarta-feira (11/02), com o presidente da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (AMETO), Eduardo de Moraes

11/02/2026

SGB realiza trabalho que contribui para segurança hídrica no sertão do Ceará

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará e o Comitê da Bacia Hidrográfica Sertões de Crateús solicitaram apoio técnico do SGB para atualização do cadastro de poços no SIAGAS

11/02/2026