Serviço Geológico do Brasil conclui temporada nacional de treinamentos em Salvamento em Águas Rápidas

09/10/2025 às 19h58
 | Atualizado em: 09/10/2025 às 20h35
Ouvir Notícia


Desde dezembro de 2024, foram realizadas 12 edições da capacitação que atenderam mais de 300 profissionais do SGB e de instituições parceiras
 

Foto: Divulgação/SGB


Brasília (DF) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) concluiu, em setembro de 2025, a temporada de treinamentos de Salvamento em Águas Rápidas, iniciativa voltada à segurança e à capacitação técnica dos empregados. A última turma, formada por profissionais do Escritório do Rio de Janeiro (ERJ), participou das atividades entre os dias 15 e 19 de setembro, no Rio Paraíba do Sul, em Itatiaia (RJ).

Iniciada em dezembro de 2024, a capacitação percorreu diversas unidades do SGB, totalizando 12 edições em diferentes estados do Brasil: Amazonas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo. Ao todo, foram 324 participantes formados, abrangendo diferentes perfis profissionais do SGB e de instituições parceiras. “Certamente este treinamento minimizará nossos riscos e desempenharemos cada vez melhor nossos trabalhos”, enfatizou a diretora de Hidrologia e Gestão Territorial, Alice Castilho.

O treinamento teve como objetivo preparar os profissionais para enfrentar situações de risco durante coletas de dados em campo, dentro dos rios. A organização foi conduzida pelo Departamento de Recursos Humanos (DERHU), Divisão de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DIDEHU), Departamento de Hidrologia (DEHID) e Divisão de Hidrologia Básica (DIHIBA), com apoio do Centro de Segurança Operacional (CSO). A condução das atividades ficou a cargo da DWS Diver, empresa de referência nacional em segurança aquática e operações de salvamento.
 

Foto: Divulgação/SGB
A capacitação envolveu módulos teóricos e práticos, com ênfase em primeiros socorros, uso adequado de EPIs, técnicas de resgate, travessia de áreas alagadas, pilotagem de embarcações e protocolos de resposta a acidentes em rios com correnteza. Os cenários possibilitaram simulações de situações reais, fundamentais para a aprendizagem prática.

Para o hidrólogo Arthur Abreu, participante da edição realizada em Itatiaia (RJ), o curso trouxe benefícios imediatos: “Nosso trabalho exige contato direto com rios, muitas vezes em condições adversas. O treinamento nos deu mais confiança e preparo para agir com segurança, protegendo tanto a nossa vida quanto a de colegas em situações de risco.”

Além de fortalecer a cultura de segurança e prevenção de acidentes, o curso promoveu maior integração entre equipes e reforçou o compromisso institucional do SGB com a valorização da vida e a proteção dos seus profissionais.
 

Foto: Divulgação/SGB



Segurança como parte do trabalho

Nos trabalhos de hidrologia, a exposição a riscos é inerente à profissão. Por isso, treinamentos como o de Salvamento em Águas Rápidas são fundamentais para garantir que cada profissional tenha não apenas o conhecimento técnico, mas também a segurança necessária para desempenhar suas funções em campo.


Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

 

Outras Notícias

Potencial mineral do Rio Grande do Sul é apresentado em Fórum da Indústria da Mineração

Pesquisadora Lucy Chemale, superintendente regional de Porto Alegre, participou nesta terça-feira (7), dos debates promovidos pela Federação de Entidades

09/10/2025

Ciência, inclusão e sustentabilidade marcam a programação do MCTer na Primavera dos Museus

Atividades infantis, visitas em libras e exposições interativas aproximaram o público da ciência e estimularam o debate sobre as mudanças climáticas

09/10/2025

Medalha de Honraria é entregue à ex-colaboradores do SGB por cinco décadas de dedicação à RHN

José Roque Reis Santana, de Fortaleza (CE), e Vera Lúcia Magalhães Gomes, de Belo Horizonte (MG), receberam homenagens da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico

09/10/2025