Potencial mineral do Rio Grande do Sul é apresentado em Fórum da Indústria da Mineração
Potencial mineral do Rio Grande do Sul é apresentado em Fórum da Indústria da Mineração
Pesquisadora Lucy Chemale, superintendente regional de Porto Alegre, participou nesta terça-feira (7), dos debates promovidos pela Federação de Entidades
Porto Alegre (RS) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) apresentou, nesta terça-feira (7), o potencial mineral do Rio Grande do Sul durante o Fórum da Indústria da Mineração, promovido pela Federação de Entidades Empresariais do Estado (FEDERASUL). A pesquisadora Lucy Takehara Chemale, superintendente regional do SGB em Porto Alegre, participou do painel “As riquezas minerais gaúchas na construção de um futuro sustentável”, ao lado de representantes do governo estadual, do setor produtivo e de órgãos ambientais.
Na ocasião, a pesquisadora explicou: “O maior patrimônio mineral do RS é o carvão, que representa quase 90% da reserva brasileira. O estado é também o maior produtor de ametista do mundo, foi o maior produtor de cobre do país até a década de 1990 (Minas do Camaquã). Atualmente tem um depósito de classe mundial de titânio, no projeto Bom Retiro em São José do Norte”, explicou.
Segundo Lucy, conhecer o potencial mineral é essencial para impulsionar a cadeia produtiva da mineração e fortalecer o desenvolvimento sustentável do setor. “O estado precisa reconhecer o potencial geológico para identificar os recursos minerais disponíveis, visto que os empreendimentos mineiros estão entre o setor econômico que mais gera emprego. Para cada emprego direto, são gerados mais de 10 empregos indiretos”.
Veja também: Região Sul ganha Mapa Geológico da Região Sul
Larissa Souza
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br