Ciência, inclusão e sustentabilidade marcam a programação do MCTer na Primavera dos Museus
Ciência, inclusão e sustentabilidade marcam a programação do MCTer na Primavera dos Museus
Atividades infantis, visitas em libras e exposições interativas aproximaram o público da ciência e estimularam o debate sobre as mudanças climáticas
Rio de Janeiro (RJ) - O Museu de Ciências da Terra (MCTer), do Serviço Geológico do Brasil (SGB), promoveu, no dia 27 de setembro, ações educativas e culturais que fizeram parte da programação da 19ª Primavera dos Museus. Nesta edição, o evento teve como tema “Museus e mudanças climáticas”, fomentando a reflexão sobre como essas instituições podem trabalhar para educar a sociedade, com consciência e boas práticas, buscando minimizar os impactos ambientais.
Durante o dia, foram realizadas duas oficinas literárias voltadas ao público infantil, uma no turno da manhã e outra à tarde, na biblioteca do MCTer, um espaço preparado especialmente para crianças. As atividades começaram com uma dinâmica de contação de histórias e uma roda de conversa sobre como as mudanças climáticas afetam nossas vidas e o que podemos fazer para ajudar a salvar o planeta. As crianças também participaram da confecção de artes e pinturas manuais e assistiram ao “Cine Pipoca”, com a exibição de dois vídeos educativos relacionados à temática das mudanças climáticas.
Além das oficinas na biblioteca infantil, ocorreram visitas guiadas especiais à exposição Brasil Glacial, contando com mediação em libras, disponibilizadas para o público espontâneo em três horários diferentes. Nathalia Winkelmann Roitberg, coordenadora executiva do MCTer, ressalta a importância de o museu proporcionar ao público atividades com acessibilidade e inclusão. “Colocamos um grande foco em ações de acessibilidade no museu, a tradução em libras em visitas guiadas é algo que a gente gostaria de inserir na rotina da programação do MCTer futuramente. Foi um grande passo na inclusão de surdos e pessoas com dificuldade de audição em nossas ações”, destacou.
Na parte da tarde, o MCTer, por meio do programa “Museu em Movimento”, esteve presente no evento “Sábado da Ciência”, no Espaço Ciência Viva, localizado na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro. O projeto levou a exposição “A trajetória das pioneiras geocientistas”, abordando a importância das primeiras mulheres que tiveram um papel relevante nas Geociências e a importância delas para o desenvolvimento da ciência, apresentando acervos de rochas, instrumentos, minerais e fósseis relacionados às cientistas. Também ocorreu a oficina Pequenos Cientistas, buscando incentivar meninas a mergulhar no mundo das ciências.
Raphael Molinaro
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br