Santa Catarina recebe mapa inédito que apoia o planejamento territorial

09/10/2024 às 14h50
Ouvir Notícia

A Carta Geomorfológica do estado, publicada pelo Serviço Geológico do Brasil, apresenta informações sobre características do terreno e da paisagem

Praia do Costão do Santinho em Florianopólis (SC) - Foto: SGB/Divulgação

Brasília (DF) – O Serviço Geológico do Brasil (SGB) publicou a Carta Geomorfológica do Estado de Santa Catarina, um produto inédito que apoiará o planejamento territorial contribuindo para o uso sustentável dos recursos naturais e para o desenvolvimento regional. Em um mapa, são sintetizadas – em escala de 1:250.000 – informações sobre as características do terreno e da paisagem, além da descrição dos padrões de relevo. 

“Fornecemos à sociedade um mapeamento sistemático e detalhado do relevo de Santa Catarina. Esse mapa poderá ser aplicado ao planejamento territorial, abarcando desde uma gestão racional das formas de ocupação do espaço urbano e de áreas rurais, com ênfase na prevenção de desastres e no aproveitamento do extraordinário potencial geoturístico em diferentes regiões”, explica o geógrafo Marcelo Dantas, coordenador do Programa Cartas Geomorfológicas.

Mapa Geomorfológico de Santa Catarina (Fonte: SGB)


Com o produto, é possível identificar, por exemplo, se determinada área tem aptidão para distintas atividades econômicas – como agricultura, expansão urbana ou turismo. Ou se, por outro lado, devido às fragilidades naturais, o terreno deve ser destinado à conservação ambiental com sua biota nativa. Além disso, as informações ajudam a identificar áreas suscetíveis a riscos naturais, como deslizamentos de terra, inundações e erosão do solo. 

Santa Catarina é a segunda unidade da federação a ser contemplada pelo Programa Cartas Geomorfológicas. O primeiro foi o estado do Rio de Janeiro. Esse mapeamento pode ser utilizado por diversos atores sociais, destacando-se universidades, centros de pesquisa e órgãos de gestão e planejamento em todas as esferas governamentais, especialmente, em âmbito estadual. 


Curiosidades sobre as paisagens de Santa Catarina

Dantas ressalta que Santa Catarina “é um estado fascinante quanto à sua diversidade geomorfológica”. No território, destacam-se as paisagens litorâneas: “O belo litoral – formado por praias, promontórios,  ilhas, restingas, dunas, lagunas e estuários – é derivado de uma complexa associação entre os afloramentos de rochas cristalinas e planícies costeiras desenvolvidas ao longo dos períodos de avanço e recuo do nível do mar nos últimos 120.000 anos”, descreve o geógrafo. 

Promontórios também conhecidos como cabos, são saliências rochosas de relevo acidentados que se projetam mar adentro ao longo da costa. Os promontórios, frequentemente, ancoram os arcos de praias, delineando o traçado atual do litoral.

Outra paisagem que chama atenção é a Serra Geral, com vertiginosas escarpas (terrenos íngremes) com mais de 1.000 metros de desnivelamento, esculpidas por rochas vulcânicas originadas pela ruptura do supercontinente Gondwana e a abertura do Oceano Atlântico. “Em Santa Catarina, há também o aprofundado Vale do Rio Itajaí, ocupado por pitorescas cidades e que merece uma especial atenção quanto à prevenção de desastres , em especial, deslizamentos, enxurradas e inundações”, afirma Dantas.

Escarpa Serra Geral (Foto: SGB/Divulgação)

O Planalto dos Campos Gerais abriga os picos mais altos do estado (acima de 1.500 metros de altitude) e as cidades mais frias do Brasil, como São Joaquim e Urubici. Já no interior de Santa Catarina, estão os planaltos de Lajes, Caçador, Chapecó ou Campo-Erê, com graus distintos de dissecação (ondulações provocadas por processos geológicos, como erosões fluviais) e aptidão para diversas formas de ocupação e aproveitamento econômico.

Planalto de Campo-Erê (Foto: SGB/Divulgação)

As informações consolidadas no produto foram obtidas a partir dos mapeamentos de padrões de relevo realizados no âmbito do Programa Cartas Municipais de Suscetibilidade a Movimentos de Massa, Enxurradas e Inundações (escala 1:25.000). Essa iniciativa foi elaborada pelo SGB, em convênio com o Governo do Estado de Santa Catarina, nos anos de 2018 e 2019.

Larissa Souza
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Mineração do Piauí avança em práticas de circularidade e sustentabilidade

Pesquisadores do SGB apresentaram estudos sobre redução de impactos ambientais da mineração e aproveitamento de descartes minerais, com destaque para pesquisas aplicadas à cadeia produtiva

24/12/2025

Pesquisadores do SGB divulgam resultados de inventário de amostras da Elevação do Rio Grande no Journal of Geological Survey of Brazil

Artigo publicado apresenta os resultados de um inventário sistemático de centenas de amostras coletadas em projetos de geologia marinha

23/12/2025

SGBeduca encerra 2025 com participações em importantes eventos de divulgação geocientífica

Em dezembro, o Programa esteve no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo

23/12/2025