Mineração do Piauí avança em práticas de circularidade e sustentabilidade

24/12/2025 às 12h26
 | Atualizado em: 24/12/2025 às 12h26
Ouvir Notícia
Foto: Divulgação/SGB

 

Teresina (PI) - O Serviço Geológico do Brasil (SGB) participou de estudos voltados à economia circular e à sustentabilidade na mineração do Piauí, em parceria com o Arranjo Produtivo Local (APL) da Opala. As ações foram apresentadas no Seminário de Geologia e Mineração Piauí 2025, realizado em 19 de dezembro, em Teresina, pela Associação de Geólogos do Piauí (AGEPI).


O evento reuniu representantes de instituições públicas, universidades, centros de pesquisa e do setor mineral, com foco na economia circular, sustentabilidade na mineração e agrogeologia, e na consolidação do APL da Opala de Pedro II. O SGB foi representado pelo pesquisador Nilo Costa Pedrosa Junior, gerente de Geologia e chefe substituto da Residência de Teresina (RETE), e pelas pesquisadoras Ana Paula Justo e Magda Bergmann.


Durante a programação, o SGB apresentou estudos sobre redução de impactos ambientais da mineração e aproveitamento de descartes minerais, com destaque para pesquisas aplicadas à cadeia produtiva da opala. A pesquisadora Ana Paula Justo, coordenadora nacional do projeto de economia circular do SGB, apresentou resultados de estudos multidisciplinares voltados à promoção da circularidade na indústria mineral brasileira. Já Magda Bergmann abordou o uso de remineralizadores e fertilizantes naturais como alternativa sustentável para a fertilidade dos solos.


As atividades integram projetos temáticos do SGB voltados a rochas e minerais industriais e à agrogeologia, desenvolvidos no âmbito do Departamento de Recursos Minerais e Geologia (DEREM), com atuação conjunta da Divisão de Minerais e Rochas Industriais (DIMINI) e da Divisão de Economia Mineral e Geologia Exploratória (DIEMGE). A iniciativa também está alinhada às ações do Comitê Temático Rede APL Mineral, que articula conhecimento geológico, tecnologia e estratégia econômica para fortalecer arranjos produtivos de base mineral no país.

 

Foto: Divulgação/SGB

Como resultado do fortalecimento do APL, o Arranjo da Opala de Pedro II conquistou o primeiro lugar no Prêmio Melhores Práticas em APL de Base Mineral 2025, concedido durante o XXI Seminário Nacional de APLs de Base Mineral, realizado em dezembro, em Macapá (AP).


Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Pesquisadores do SGB divulgam resultados de inventário de amostras da Elevação do Rio Grande no Journal of Geological Survey of Brazil

Artigo publicado apresenta os resultados de um inventário sistemático de centenas de amostras coletadas em projetos de geologia marinha

23/12/2025

SGBeduca encerra 2025 com participações em importantes eventos de divulgação geocientífica

Em dezembro, o Programa esteve no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo

23/12/2025

Com apoio do SGB, livro “Cartografia Geológica e Geoética” é lançado no Museu Geológico da Bahia

O livro explica como a cartografia geológica surgiu e se desenvolveu ao longo do tempo, apresenta o que é Geoética e mostra como esses princípios podem ser aplicados na prática

23/12/2025