Projeto Terras Raras: novos estudos geológicos podem revelar depósitos estratégicos na Província Estanífera de Goiás

26/02/2025 às 17h13
Ouvir Notícia

As atividades de campo incluem definição para área de estudos detalhados, investigação de anomalias geofísicas e visita ao Projeto Mineiro Bluebush

Divulgação/SGB

Goiás (GO) - O Projeto Terras Raras, conduzido pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), será desenvolvido ao longo deste ano em cinco áreas distintas. A primeira atividade de campo teve início no dia 22 de fevereiro e segue até esta sexta-feira (28) na Província Estanífera de Goiás, abrangendo as regiões de Palmeirópolis (TO), Minaçu e Teresina de Goiás (GO).

O objetivo dessa etapa é aprofundar o conhecimento geológico, geoquímico e geofísico da região, contribuindo para a identificação de novas áreas com potencial para Elementos Terras Raras (ETR) e outros minerais estratégicos.

Atividades de campo

As atividades incluem a definição de áreas para estudos detalhados, com a seleção de locais para análises complementares em regiões anômalas identificadas no mapeamento de ETR da Província Estanífera de Goiás. Nessas áreas, serão realizadas coletas de amostras para análises geoquímicas prospectivas.

Além disso, está prevista a investigação de anomalias geofísicas previamente identificadas pelo geofísico do SGB Adolfo Barbosa da Silva, bem como uma visita ao Projeto Mineiro Bluebush, em Palmeirópolis. O encontro com a equipe da Alvo Minerals tem como objetivo conhecer as operações e avaliar possíveis sinergias com as pesquisas do SGB.

Os trabalhos serão conduzidos pelos pesquisadores em geociências do SGB Cassiano Costa e Castro, Guilherme Ferreira da Silva e Lucy Takehara Chemale.

A iniciativa reforça o compromisso do SGB com o avanço da pesquisa mineral no Brasil, gerando dados pré-competitivos essenciais para a caracterização e o aproveitamento econômico desses depósitos.

Simone Goulart
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Serra dos Carajás (PA) ganha passeio virtual na plataforma Geo360ºBR

Iniciativa do Serviço Geológico do Brasil (SGB), em parceria com o ICMBio e a Prefeitura de Parauapebas (PA), possibilita às pessoas conhecerem as paisagens e formações rochosas únicas sem sair de casa

28/11/2025

Estudo na Bacia do Rio Munim contribui para políticas públicas voltadas à saúde da população

Serviço Geológico do Brasil divulgou resultados do levantamento geoquímico ambiental realizado na região

28/11/2025

Pesquisador do SGB é eleito membro fundador da OSGeo, referência global em geotecnologias abertas

Eleição destaca contribuição do pesquisador na difusão de soluções abertas dentro do serviço público

27/11/2025