Paulista (PE) receberá os resultados de mapeamento de áreas de risco e plano de intervenções

13/02/2026 às 12h36
 | Atualizado em: 13/02/2026 às 13h36
Ouvir Notícia

Governo federal realiza, nos dias 23 e 24, a capacitação técnica e a audiência pública do Plano Municipal de Redução de Riscos do município

Paulista (PE)  – O governo federal realiza as etapas finais para entrega do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) do município do Paulista (PE). Nesta segunda-feira (23), será realizada capacitação técnica dos agentes municipais e, em seguida, na terça-feira (24), às 8h, o PMRR será apresentado à população em audiência pública, no Senai Paulista. Na ocasião, serão divulgados os resultados do mapeamento das áreas de risco e as propostas técnicas de intervenções. 

O PMRR é coordenado pela Secretaria Nacional de Periferias (SNP), do Ministério das Cidades, em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (SGB), com apoio da coordenadoria da Defesa Civil do município. O plano é um instrumento de apoio à administração municipal, orientando investimentos e possibilitando a captação de recursos federais para obras e ações de prevenção a desastres. 

Essas são fases estratégicas do processo de elaboração do PMRR, conforme ressalta a pesquisadora Débora Lamberty: “A capacitação é o momento que iremos preparar os agentes para implantarem o plano e, com a audiência, levaremos os resultados para a sociedade. Dessa forma, garantimos a transparência e a participação social em todo o processo, divulgando informações técnicas qualificadas para apoiar políticas públicas”. 

Após a audiência, o PMRR entra na fase de finalização técnica e, posteriormente, será oficialmente entregue ao município.


 

Como foi elaborado o PMRR no município do Paulista (PE)

Previsto na Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei nº 12.608/2012), o PMRR é um instrumento de gestão que orienta municípios na identificação, classificação e mitigação de riscos.

No Paulista, os trabalhos começaram em outubro de 2024 e foram realizados em quatro etapas, envolvendo levantamento de campo e proposição de intervenções estruturais. Com participação da Defesa Civil e representantes das comunidades, pesquisadores do SGB percorreram bairros para identificar setores com risco a inundações e processos erosivos, classificando-os conforme critérios técnicos estabelecidos em metodologias nacionais.

Após o diagnóstico, foram definidas propostas de intervenções prioritárias nas áreas com risco alto e muito alto, com foco na prevenção e na redução de danos.

Serviço - Audiência Pública do Plano Municipal de Redução de Riscos do Paulista (PE)
Data
: 24 de fevereiro (terça-feira)
Horário: 8h
Local: Senai - Paulista
Endereço: Rodovia BR 101 Norte, Km 52,3, S/N - Arthur Lundgren II, Paulista - PE

Larissa Souza
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Serviço Geológico do Brasil disponibiliza dados inéditos sobre a dinâmica costeira em São Vicente (SP)

Informações apoiam a prevenção de desastres, o planejamento urbano e a adaptação às mudanças climáticas

12/02/2026

Estudo do SGB identifica três áreas de alto risco a inundação e mais de 1,2 mil pessoas expostas em Tobias Barreto (SE)

Mapeamento aponta a ocupação de planícies fluviais e a carência de drenagem como agravantes da vulnerabilidade do município

12/02/2026

Serviço Geológico do Brasil fortalece articulação com estado do Tocantins para ampliar pesquisas 

O diretor-presidente do SGB, Vilmar Simões, se reuniu, nesta quarta-feira (11/02), com o presidente da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (AMETO), Eduardo de Moraes

11/02/2026