Pesquisas do Serviço Geológico do Brasil serão destaque no 37º Congresso Internacional de Geologia, na Coreia do Sul
Pesquisas do Serviço Geológico do Brasil serão destaque no 37º Congresso Internacional de Geologia, na Coreia do Sul
Maior evento científico da área ocorre entre os dias 25 e 31 de agosto, na cidade de Busan
Coreia do Sul – Trabalhos científicos desenvolvidos por pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) serão apresentados no 37º Congresso Internacional de Geologia (IGC), que ocorre entre os dias 25 e 31 de agosto, em Busan, na Coreia do Sul. Ao todo, 14 pesquisadores do SGB estarão presentes no evento que é realizado a cada quatro anos pela União Internacional de Ciências Geológicas (IUGS). A comitiva é formada por representantes das diretorias de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), Geologia e Recursos Minerais (DGM) e Infraestrutura Geocientífica (DIG).
Essa é a primeira edição após oito anos sem evento presencial e terá como tema: “Os Grandes Viajantes: Jornadas à Terra Unificadora”. No evento, estarão presentes os principais pesquisadores e instituições da área de geociências do mundo, que apresentarão resultados de pesquisas e de inovações metodológicas que podem contribuir para melhorar técnicas de projetos brasileiros.
Troca de experiências e parcerias
Essa participação representa uma oportunidade para divulgar naquele país a atuação do SGB, trocar experiências e consolidar novas parcerias, que promovam a melhoria da capacidade técnico-científica da empresa. “O evento em si já tem grande importância por ser um congresso internacional que reúne todas as áreas da geologia e, lá, estarão representados todos os países. Será um balcão de oportunidades para eventuais acordos internacionais”, destaca a geóloga Deborah Mendes, da Assessoria de Assuntos Internacionais (Assuni).
O chefe do Departamento de Gestão Territorial, Diogo Rodrigues, acrescenta ainda que no congresso será possível aprender com a experiência de outros países e aprimorar o trabalho desenvolvido no Brasil: “A nossa expectativa é conhecer os projetos que estão sendo desenvolvidos pelos principais pesquisadores da área de geociências no mundo e, também, para identificar novas geotecnologias que estão sendo utilizadas para trazer novas ideias e melhorias técnicas para dentro dos nossos projetos, de modo a aprimorarmos cada vez mais os produtos desenvolvidos no SGB”.
Comitiva do SGB no maior evento internacional das geociências
A comitiva do SGB que participa do 37º Congresso Internacional de Geologia (IGS) é formada pelos pesquisadores Diogo Rodrigues, chefe do Departamento de Gestão Territorial da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DEGET/DHT); Tiago Antonelli, chefe da Divisão de Geologia Aplicada (DIGEAP/DEGET/DHT); Maria Adelaide Mansini, chefe da Divisão de Gestão Territorial (DIGATE/DEGET/DHT); Guilherme Troian, chefe do Núcleo de Apoio de Criciúma; Marlon Hoezel, da DHT; Carlos Eduardo Mota, coordenador do Núcleo de Data Science da Diretoria de Infraestrutura Geocientífica (DIG); Cimara Monteiro, assessora da DIG; Patrícia Jacques, da DIG; Luciana Felício Pereira, da Diretoria de Geologia de Recursos Minerais (DGM), Deborah Mendes, da Assessoria de Assuntos Internacionais (Assuni); Hugo Polo, da DGM; Isabelle Serafim, da DGM; Rodrigo Adorno e Oderson Sousa, do Centro de Geociências Aplicada (CGA); e a técnica Daiana Sales, da DIG.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
Outras Notícias
SBG e Ministério da Saúde firmam parceria para estudos de prospecção de água subterrânea em aldeias indígenas de Rondônia
O objetivo é identificar áreas favoráveis à prospecção de água subterrânea. Dessa forma, encontrar fontes de água capazes de atender às necessidades da população indígena do estado de Rondônia