Pesquisador do SGB é eleito membro fundador da OSGeo, referência global em geotecnologias abertas

27/11/2025 às 19h01
 | Atualizado em: 27/11/2025 às 19h01
Ouvir Notícia


Eleição destaca contribuição do pesquisador na difusão de soluções abertas dentro do serviço público
 

Foto: Divulgação/SGB


Brasília (DF) - O pesquisador Carlos Eduardo Miranda Mota, do Serviço Geológico do Brasil (SGB), foi eleito membro fundador da OSGeo International, uma das maiores fundações do mundo dedicadas ao desenvolvimento de tecnologias geoespaciais abertas. A conquista reconhece seu papel na difusão do uso de softwares livres usados por órgãos públicos em todo o país, como PostGIS, GeoServer, GeoNode e GeoNetwork, ferramentas essenciais para analisar, gerenciar e compartilhar dados geográficos.

Dentro do SGB, Carlos Eduardo se destaca por liderar iniciativas que ampliam o uso de soluções abertas, formando equipes, orientando projetos e promovendo práticas colaborativas. “O uso de tecnologias livres permite economia de recursos públicos e dá autonomia ao Estado, sem depender de licenças caras ou restrições de uso”, explica o pesquisador.

Ele destaca que, com softwares abertos, a produção e o compartilhamento de dados se tornam mais democráticos. “Quando usamos formatos públicos, qualquer cidadão pode acessar um mapa ou documento sem precisar comprar programas específicos. Isso fortalece a transparência e evita barreiras de acesso à informação”, afirma.

A atuação do pesquisador também é reconhecida internacionalmente. Em 2024, Carlos Eduardo foi um dos Chairs (em inglês, coordenador/presidente da comissão) do FOSS4G, principal evento global sobre geotecnologias abertas, realizado em Belém (PA). Sua eleição para a OSGeo reforça o protagonismo do Brasil no desenvolvimento de soluções geoespaciais abertas e amplia a presença do SGB em iniciativas globais de inovação.
 



Ana Lúcia Ferreira
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br 

Outras Notícias

Comunicado sobre notícia veiculada na imprensa

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) vem a público retificar informações imprecisas publicadas pelo site Metrópoles nesta quarta-feira (26).

27/11/2025

SGB promove conhecimento em geociências durante feira em Fortaleza

Instituição apresentou dados e realizou demonstrações, de forma acessível, sobre a importância do trabalho desenvolvido

27/11/2025

Brasil tem pelo menos um depósito de classe mundial de minerais críticos e estratégicos para o mundo

O diretor-presidente interino do Serviço Geológico do Brasil, Valdir Silveira, destacou o potencial mineral do país, nesta quarta-feira (26), durante o Fórum Nacional Brasil Export Minas e Energia

26/11/2025