PDAC 2024: intercâmbio e troca de informações estimula parcerias estratégicas e promove potencial mineral do Brasil
PDAC 2024: intercâmbio e troca de informações estimula parcerias estratégicas e promove potencial mineral do Brasil

No PDAC 2024 – evento de prestígio mundial no setor de pesquisa mineral, realizado em Toronto, Canadá – o Serviço Geológico do Brasil (SGB) desempenhou um papel ativo, aproveitando a oportunidade para engajar-se em um intercâmbio para troca de informações relevantes com stakeholders globais.
Sua participação ressaltou a importância de estar presente em fóruns internacionais, nos quais a partilha de conhecimentos, experiências e melhores práticas foi um vetor crucial para o avanço e sustentabilidade do setor mineral.
A presença do SGB no PDAC facilitou a discussão sobre tendências, desafios e oportunidades no setor de prospecção mineral, permitindo absorver insights globais e compartilhar as próprias inovações e avanços. O intercâmbio de informações no PDAC serviu como ponte para o SGB, ampliando sua rede de contatos internacionais e fomentando potenciais colaborações e parcerias estratégicas.

Para Maisa Abram, chefe do Departamento de Recursos Minerais, a participação do SGB no PDAC reforçou a visão de que a colaboração internacional e a troca de conhecimento são essenciais para enfrentar desafios comuns, como a necessidade de métodos de exploração mais sustentáveis e responsáveis, alinhados com objetivos de transição energética e redução do impacto ambiental: “Durante o evento, o SGB destacou o potencial mineral do Brasil, atraindo interesse e investimentos para o país, ao mesmo tempo em que enfatizou seu compromisso com a exploração responsável dos recursos naturais”, enfatizou.

Lúcia Travassos, assessora da DGM, complementou que o PDAC representa o maior evento de mineração e prospecção mineral do mundo: “Foi uma grande oportunidade para a delegação do Serviço Geológico do Brasil apresentar as potencialidades minerais do Brasil, os trabalhos desenvolvidos por nossa instituição na área de geologia e recursos minerais para atrair investimentos para nosso país”, disse.
E informou que, além disso, tiveram uma agenda de reuniões com diversas instituições internacionais, especialmente serviços geológicos de referência, o que representa uma ótima oportunidade para estabelecer vínculos para futuras parcerias técnicas.

Já o gerente de Geologia e Recursos Minerais da Superintendência Regional de Goiânia, Jônatas de Sales Macedo Carneiro, comentou que essa interação do SGB no PDAC reafirma o compromisso do Brasil com a sustentabilidade, a inovação e a cooperação internacional no setor de mineração: “Esse intercâmbio de informações e experiências não apenas beneficiou o SGB e o setor mineral brasileiro, mas também contribuiu para o progresso coletivo em direção a práticas de mineração mais éticas e sustentáveis globalmente”, concluiu.
Site SGB-PDAC
O SGB criou um site especificamente desenvolvido para compilar os estudos que foram destacados durante o PDAC 2024. Acesse aqui.
Missão brasileira
O SGB foi representado no PDAC 2024 pelo diretor de Geologia e Recursos Minerais, Valdir Silveira; a diretora de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), Alice Castilho; pela assessora da DGM Lúcia Travassos; pela chefe do Departamento de Recursos Minerais (DEREM), Maísa Abram; pelos coordenadores executivos da DGM Maurício Pavan, Izaac Cabral e Eduardo Duarte Marques; pelo Gerente de Geologia e Recursos Minerais da Superintendência Regional de Goiânia (SUREG-GO), Jônatas de Sales Macedo Carneiro; pelo coordenador executivo do Departamento de Gestão Territorial da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DEGET), Raimundo Almir Costa da Conceição; pelos(as) pesquisadores(as) em geociências Sulsiene Machado de Souza Gaia, Michele Cunha Graça e Eduardo Moussalle Grissolia (DGM); pelo assessor de Assuntos Internacionais, Rafael Duarte; pela assessora parlamentar da Presidência Sabrina Soares de Araújo Góis; e pelo assessor da Presidência Marcio José Remédio.
Também participaram da Missão Oficial Brasileira à Convenção PDAC 2024 representantes da Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB), do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM), da Câmara de Comércio Brasil-Canadá em Toronto (BCCC) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), além das empresas patrocinadoras.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
Outras Notícias
Serviço Geológico do Brasil propõe novos limites para províncias e distritos auríferos no Brasil
Iniciativa supre uma lacuna histórica e busca padronizar uma nomenclatura para facilitar a comparação entre estudos, agilizar processos de licenciamento e aprimorar iniciativas de monitoramento e rastreabilidade