PDAC 2024: diretor do SGB participa de cerimônia de abertura do mercado na Bolsa de Valores Toronto Stock Exchange

05/03/2024 às 20h39
 | Atualizado em: 20/03/2024
Ouvir Notícia
Silveira e outros representantes do setor de mineração latino-americano, com responsável pela América do Sul na Toronto Stock Exchange e na TSX Venture Exchange, Guillaume Legare.(Foto: Pablo Peixoto/SGB
Silveira e outros representantes do setor de mineração latino-americano, com responsável pela América do Sul na Toronto Stock Exchange e na TSX Venture Exchange, Guillaume Legare.(Foto: Pablo Peixoto/SGB


Na manhã desta terça-feira (5), Valdir Silveira, diretor de Geologia e Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil (SGB), marcou presença na Toronto Stock Exchange (TSX) – maior bolsa de valores do Canadá, segunda maior do continente americano e sexta no mundo – para a cerimônia de abertura do mercado.

Esse evento especial celebrou a Convenção de 2024 da Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC), uma ocasião que reuniu representantes do setor de mineração latino-americano e o responsável pela América do Sul na Toronto Stock Exchange e na TSX Venture Exchange, Guillaume Legare.

Silveira destacou a importância da bolsa de Toronto como o principal ambiente de negociação global para empresas de mineração e enfatizou: “o nosso objetivo no Serviço Geológico do Brasil é aprimorar as informações sobre a existência de minerais e a avaliação de riscos, para assim determinar a viabilidade econômica dos projetos.

"Cada descoberta mineral que conseguimos valorizar impacta diretamente o valor de mercado das indústrias de mineração e, por extensão, dos minerais; por exemplo, um novo depósito de terras raras, que pode aumentar a valorização das empresas autorizadas a operar na bolsa do Brasil", explicou.

A participação do SGB na TSX foi estratégica para fortalecer a imagem do Brasil como destino atraente para investimentos no setor mineral, especialmente minerais críticos e estratégicos. Silveira ressaltou a importância de construir uma narrativa que encoraje o setor privado a colaborar e a acessar as informações públicas produzidas pelo SGB: "No longo prazo, o SGB, como instituição de ciência e tecnologia, pode realizar atividades de pesquisa e desenvolvimento em parceria com o setor privado", afirmou.

A Convenção de 2024 da Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC) representa a principal voz da comunidade de exploração e desenvolvimento mineral; uma indústria que não só emprega mais de 664.000 pessoas, mas também contribuiu com US$ 132 bilhões para o PIB do Canadá em 2021, abrangendo mais de 7.000 membros ao redor do mundo. O trabalho da PDAC foca no apoio a um setor mineral competitivo, responsável e sustentável.


Site SGB-PDAC

O SGB criou um site especificamente desenvolvido para compilar os estudos que serão destacados durante o PDAC 2024. Acesse aqui.


Missão brasileira

O SGB é representado, no PDAC 2024, pelo diretor de Geologia e Recursos Minerais, Valdir Silveira; a diretora de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), Alice Castilho; pela assessora da DGM Lúcia Travassos; pela chefe do Departamento de Recursos Minerais (DEREM), Maísa Abram; pelos coordenadores-executivos da DGM Maurício Pavan, Izaac Cabral e Eduardo Duarte Marques; pelo gerente de Geologia e Recursos Minerais da Superintendência Regional de Goiânia (SUREG-GO), Jônatas de Sales Macedo Carneiro; pelo coordenador-executivo do Departamento de Gestão Territorial da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DEGET), Raimundo Almir Costa da Conceição; pelos(as) pesquisadores(as) em geociências Sulsiene Machado de Souza Gaia, Michele Cunha Graça e Eduardo Moussalle Grissolia (DGM); pelo assessor de Assuntos Internacionais, Rafael Duarte; pela assessora parlamentar da Presidência Sabrina Soares de Araújo Góis; e pelo assessor da Presidência Marcio José Remédio.

Também participam da Missão Oficial Brasileira à Convenção PDAC 2024 representantes da Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB), do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM), da Câmara de Comércio Brasil-Canadá em Toronto (BCCC) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), além das empresas patrocinadoras.


Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Blumenau (SC) terá Plano Municipal para Redução de Riscos

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) e a Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades apresentaram, nesta sexta-feira (5), o trabalho ao município

05/09/2025

Acordo entre SGB e UFPel fortalece proposta para criação do Geoparque Paisagem das Águas, no Rio Grande do Sul

Serão realizados estudos para ampliar o conhecimento sobre o território, fomentar o desenvolvimento sustentável e apoiar a candidatura do território à chancela de Geoparque Mundial da Unesco.

04/09/2025

Estudo identifica mais de 20 áreas propícias ao geoturismo no Parque Nacional da Serra do Cipó

Levantamento integra o Programa Fomento ao Geoturismo e busca unir ciência, conservação e valorização das riquezas naturais da região

04/09/2025