Acordo entre SGB e UFPel fortalece proposta para criação do Geoparque Paisagem das Águas, no Rio Grande do Sul

04/09/2025 às 18h57
Ouvir Notícia

Serão realizados estudos para ampliar o conhecimento sobre o território, fomentar o desenvolvimento sustentável e apoiar a candidatura do território à chancela de Geoparque Mundial da Unesco.

                                                                                                                            Foto: Divulgação/SGB

 

Porto Alegre (RS) –  O Serviço Geológico do Brasil (SGB) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) assinaram, em agosto, Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que fortalecerá a proposta para criação do Geoparque Paisagem das Águas, no Rio Grande do Sul. A parceria entre as instituições prevê estudos para ampliar o conhecimento sobre a região e assegurar que o projeto avance, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região e visando candidatura do território à chancela de Geoparque Mundial da Unesco.

O território do Projeto Geoparque Paisagem das Águas abrange uma área de aproximadamente 8.600 km², distribuída nos municípios de Pelotas, Rio Grande, Capão do Leão, Arroio do Padre, Turuçu, São Lourenço do Sul e São José do Norte. 

Entre as ações previstas no ACT, estão o levantamento da geodiversidade, levantamento dos atrativos geoturísticos, criação de roteiros geoturísticos, divulgação e sensibilização do público sobre o patrimônio natural e cultural, a articulação com gestores, comunidades tradicionais e empresários, e a promoção de educação ambiental, geoeducação e produção científica. A iniciativa busca consolidar estratégias de desenvolvimento sustentável, preservando a geodiversidade e fortalecendo a identidade cultural da região.

                                                                                                                             Foto: Divulgação/SGB           

 

O projeto Geoparque Paisagem das Águas visa valorizar a singular geodiversidade da região, que faz parte do Sistema Estuarino da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul – território de relevância internacional e que se manifesta nas formações hidrogeomorfológicas, pedológicas e geológicas, em articulação com práticas culturais e conhecimento científico sobre o território. “O projeto  permitirá compreender melhor os processos naturais e orientar estratégias de adaptação frente às mudanças climáticas, promovendo também educação ambiental e turismo responsável”, destacou o professor Adriano Simon, da UFPel.

Segundo Maria Adelaide Mansini Maia, chefe da Divisão de Gestão Territorial do SGB, a iniciativa integra o programa de levantamento da geodiversidade do território brasileiro, que contemplou outros geoparques chancelados pela UNESCO, como Seridó, no Rio Grande do Norte e Caminhos dos Cânions do Sul, no Rio Grande do Sul.

 

Larissa Souza 
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Estudo identifica mais de 20 áreas propícias ao geoturismo no Parque Nacional da Serra do Cipó

Levantamento integra o Programa Fomento ao Geoturismo e busca unir ciência, conservação e valorização das riquezas naturais da região

04/09/2025

Rio Madeira deve permanecer acima de 2 m em 2025, indica Serviço Geológico do Brasil

Boletim extraordinário de monitoramento mostra que o cenário hidrológico é mais favorável em relação à 2024 e não há previsão de seca severa

03/09/2025

Aviso de pauta: Blumenau terá lançamento do Plano Municipal de Redução de Riscos

Projeto será apresentado nesta sexta-feira (5), às 9h, no Salão Nobre Prefeito Evelásio Vieira

03/09/2025