Blumenau (SC) terá Plano Municipal para Redução de Riscos

05/09/2025 às 19h56
Ouvir Notícia

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) e a Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades apresentaram, nesta sexta-feira (5), o trabalho ao município

Foto: Paulo Leite/SGB


Blumenau (SC) – O município de Blumenau (SC) terá um Plano Municipal para Redução de Riscos (PMRR), elaborado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) em parceria com a Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades (SNP/MCid). Nesta sexta-feira (5), foi realizada a reunião de lançamento do plano e o mapeamento das áreas de risco começa na segunda-feira (8).

A cerimônia contou com a presença dos pesquisadores do SGB Sheila Knust e Lauro Pizzatto; do representante da SNP, Luiz Belino; da vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar, do secretário de Proteção e Defesa Civil de Blumenau, Carlos Menestrina; além deoutras autoridades. Na ocasião, a prefeitura assinou termo de adesão para elaboração do PMRR.

“Mais que um documento, o PMRR é uma ferramenta prática que vai orientar os gestores, direcionar os investimentos e apoiar as decisões que farão diferença na vida das comunidades. Para Blumenau, é muito importante receber esse documento porque há uma recorrência muito grande de processos geo-hidrológicos, como inundação e deslizamentos”, ressalta a pesquisadora em geociências do SGB Sheila Knust.

O consultor técnico da SNP Luiz Belino explica os critérios usados para escolha das cidades que serão mapeadas pelo SGB: “A seleção dos municípios para o PMRR considerou três critérios principais: municípios críticos sujeitos a deslizamentos, inundações e enxurradas, municípios com favelas ou comunidades urbanas segundo o IBGE e municípios com mais de 100 mil habitantes, sendo excluídos aqueles que já possuem PMRR em elaboração ou concluído há menos de cinco anos”.

O PMRR é um instrumento que permitirá o diagnóstico do risco e proposição de medidas para a redução dos impactos, como obras de infraestrutura e de saneamento. Esse trabalho é realizado com base nos guias, manuais, publicações e metodologias indicadas pela SNP, como o “Guia para Elaboração de Planos Municipais de Redução de Riscos: Apontamentos Técnicos para Inovações Metodológicas”, produzido pela equipe do Departamento de Mitigação e Prevenção, da SNP.

A programação de lançamento do PMRR incluiu também uma reunião técnica com a Defesa Civil do município, realizada na quinta-feira (4). Na avaliação do secretário de Proteção e Defesa Civil de Blumenau, Carlos Olímpio Menestrina, a elaboração do PMRR será decisiva para que o município se torne cada vez mais seguro: “A vinda desse trabalho do governo federal para elaborar o PMRR é muito gratificante porque Blumenau espera isso e precisa disso porque pessoas moram em áreas suscetíveis ao risco e o nosso trabalho sempre foi, em termos de gestão pública, mas também como cidade, de tentar resolver o nível de risco a que a população está sujeita”.

Foto: Paulo Leite/SGB



Mapeamento de áreas de risco

O mapeamento na cidade permitirá identificar os locais mais vulneráveis aos riscos geológicos (como deslizamentos e inundações) e indicar o grau de risco de cada uma dessas áreas. Nessa etapa, são avaliados os aspectos gerais do município e as características do território, com atenção especial à identificação de indícios de instabilidade e registros de desastres anteriores, inclusive aqueles associados a processos hidrológicos.

Após esse levantamento em campo, será elaborado um relatório final indicando as áreas de risco médio, alto e muito alto, sendo sugeridas intervenções estruturais e não estruturais para proteger a população em caso de eventos extremos, para as áreas de risco alto e muito alto. O trabalho tem duração de dois anos.

A parceria entre o SGB e a SNP prevê a elaboração de Planos Municipais de Redução de Riscos (PMRRs) em 10 municípios das regiões Sul, Norte, Nordeste e Centro-Oeste. As atividades já estão em andamento em  Paulista (PE), Santa Cruz do Sul (RS), Teresina (PI), Bento Gonçalves (RS), Goiânia (GO), Rio Branco (AC) e Maceió (AL). Nesta semana, Rio do Sul (SC) recebeu as reuniões iniciais e, na próxima semana, será a vez de Fortaleza (CE).

Larissa Souza 
Núcleo de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br

Outras Notícias

Acordo entre SGB e UFPel fortalece proposta para criação do Geoparque Paisagem das Águas, no Rio Grande do Sul

Serão realizados estudos para ampliar o conhecimento sobre o território, fomentar o desenvolvimento sustentável e apoiar a candidatura do território à chancela de Geoparque Mundial da Unesco.

04/09/2025

Estudo identifica mais de 20 áreas propícias ao geoturismo no Parque Nacional da Serra do Cipó

Levantamento integra o Programa Fomento ao Geoturismo e busca unir ciência, conservação e valorização das riquezas naturais da região

04/09/2025

Rio Madeira deve permanecer acima de 2 m em 2025, indica Serviço Geológico do Brasil

Boletim extraordinário de monitoramento mostra que o cenário hidrológico é mais favorável em relação à 2024 e não há previsão de seca severa

03/09/2025