Participação de pesquisadores do SGB é destaque no XVIII Simpósio de Geologia do Centro-Oeste
Participação de pesquisadores do SGB é destaque no XVIII Simpósio de Geologia do Centro-Oeste
Evento voltou a acontecer em Brasília após dez anos
Brasília (DF) - Promovido pela Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) e com o apoio institucional do Serviço Geológico do Brasil (SGB), foi realizado entre os dias 21 e 24 de setembro o XVIII Simpósio de Geologia do Centro-Oeste, que teve como tema “Desafios e Oportunidades para a Transição Energética”. O evento ocorreu no Distrito Federal, na Finatec, na Universidade de Brasília (UnB) e contou com a presença de especialistas do setor privado, acadêmico e de órgãos governamentais como a Agência Nacional de Mineração (ANM), o SGB, a Polícia Federal, entre outros.
Durante a programação, estiveram em pauta questões importantes sobre transição energética, os desafios consequentes das mudanças climáticas e o uso responsável dos recursos minerais do planeta. Também foram discutidas ações a serem realizadas com o objetivo de moldar um futuro energético mais verde e limpo. Esses pontos foram abordados em palestras, apresentações de pesquisas e projetos e nas trocas proporcionadas pelas dinâmicas de mesas-redondas.
O SGB fez parte da comissão organizadora e esteve representado no simpósio por 15 pesquisadores, dentre eles Valdir Silveira, diretor de Geologia e Recursos Minerais (DGM); Maisa Abram, chefe do Departamento de Recursos Minerais (DEREM); Lucy Takehara, superintendente Regional de Porto Alegre (SUREG-PA); Iago Costa, chefe da Divisão de Sensoriamento Remoto e Geofísica (DISEGE); Jônatas Carneiro, gerente de Geologia e Recursos Minerais da Superintendência Regional de Goiânia (SUREG-GO); e Marcelo Ferreira, responsável pelo Núcleo de Palmas (NUPA).
Entre os temas abordados, esteve o lançamento do Plano Decenal de Pesquisa de Recursos Minerais (PlanGeo 2025-2034), apresentado pela pesquisadora Maisa Abram.
As pesquisas sobre terras raras também estiveram em evidência na palestra ministrada pela pesquisadora Lucy Takehara. O tema da palestra foi “Estratégias Prospectivas para a Construção de Modelos Orientativos de Depósitos de Terras Raras”, que abordou os parâmetros geológicos para identificação de novos depósitos de terras raras no Brasil.
No simpósio, o pesquisador Iago Costa, chefe do DISEGE, ministrou a palestra "Avançando o conhecimento através do Programa de Exploração Geofísica Profunda do Brasil".
Potencial do Centro-Oeste
Jônatas Carneiro, palestrou sobre o potencial de minerais críticos da região Centro-Oeste. O pesquisador demonstrou quais são esses tipos de minerais e explicou o motivo pelo qual são considerados críticos, levando em consideração a perspectiva de transição energética e a balança comercial do Brasil, demonstrando a importância da região para o país. “O Centro-Oeste brasileiro tem um potencial mineral que pode suprir com parte da demanda necessária para o Brasil, principalmente com grafita, terras raras, níquel e o potencial de cobre no norte do estado de Mato Grosso”, destacou.
Marcelo Ferreira, responsável pelo Núcleo de Palmas, proferiu a palestra “Potencial Mineral do Tocantins - Retomada dos Levantamentos Aerogeofísicos”. O pesquisador também participou da “Mesa-redonda: Oportunidades e Desafios do Setor Mineral”. “Foi uma oportunidade para apresentar os trabalhos desenvolvidos pelo SGB no Tocantins, a diversidade geológica e de recursos minerais do estado e as oportunidades para investimentos na mineração. Fica evidente a ampla atuação do SGB e a importância de mostrarmos para a sociedade o que estamos fazendo e propondo para o país”, disse o pesquisador.
A presença do Serviço Geológico do Brasil no XVIII Simpósio de Geologia do Centro-Oeste reforça o papel da instituição na geração e disseminação de conhecimento científico voltado ao desenvolvimento sustentável do país. Além de contribuir com pesquisas e debates sobre temas essenciais para a transição energética, a participação do SGB fortalece o diálogo com a comunidade acadêmica, órgãos governamentais e o setor produtivo, ampliando parcerias e consolidando sua missão de apoiar políticas públicas e decisões estratégicas para o futuro energético e mineral do Brasil.
Raphael Molinaro e Larissa Souza
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br